O objetivo da Scania é ser líder na mudança para um sistema de transporte sustentável. No seu aniversário de 65 anos no Brasil, a empresa criou um kit de itens para o caminhão R 450 e R 540 e está expandindo a fabrica de motores no País. E também planeja produzir motores elétricos para caminhões e ônibus em São paulo. Os veículos elétricos a bateria serão a principal ferramenta para impulsionar essa mudança e permitir soluções de transporte descarbonizado com melhor economia de transporte para os clientes.

O rápido desenvolvimento de soluções elétricas para veículos pesados inclui o rápido avanço da tecnologia de bateria em relação à capacidade de armazenamento de energia por kg. O tempo de carregamento, os ciclos de carregamento e a economia por kg estão melhorando rapidamente. Isso significa que essas soluções se tornarão mais econômicas, principalmente em aplicações repetitivas e previsíveis. Elas irão gradualmente ultrapassar as soluções movidas a combustíveis fósseis e biocombustíveis líderes do setor da Scania na maioria das aplicações de transporte.

“Na visão global, vemos que as soluções elétricas são a primeira tecnologia de emissão sem terminal a atingir o mercado amplamente. Para o cliente, um veículo elétrico a bateria requer menos serviço do que um convencional, o que significa maior disponibilidade e custos por km ou hora de operação melhores. Aprendemos com o segmento de ônibus, em que a transformação começou mais cedo e as opções elétricas a bateria estão em alta demanda. A disponibilidade da Scania nesse segmento não era o ideal, mas deu bons resultados e atualmente estamos acelerando com a nova linha de ônibus da Scania. Também nos deu um bom conhecimento básico à medida que aumentamos o negócio de caminhões elétricos”, disse Alexander Vlaskamp, Diretor de Vendas e Marketing da Scania.

Elétrico a bateria X hidrogênio

A Scania investiu em tecnologias de hidrogênio e é atualmente o único fabricante de veículos pesados com veículos em operações com clientes. Os engenheiros tiveram insights valiosos desses primeiros testes e os esforços continuarão. No entanto, daqui para frente, o uso de hidrogênio para tais aplicações será limitado, pois três vezes mais eletricidade renovável é necessária para alimentar um caminhão a hidrogênio em comparação com um caminhão elétrico a bateria. Uma grande quantidade de energia é perdida na produção, na distribuição e na conversão de volta à eletricidade.
O reparo e a manutenção também precisam ser considerados. O custo de um veículo a hidrogênio será maior que o de um veículo elétrico a bateria, pois seus sistemas são mais complexos, como um amplo sistema de arrefecimento e pneumáticos. Além disso, o hidrogênio é um gás volátil que requer mais manutenção para garantir a segurança.
No entanto, o hidrogênio é um portador de energia promissora, uma boa maneira de armazenar energia em ciclos longos e desempenha um importante papel na descarbonização, se produzido de forma ecologicamente correta.

Comprometida com mais produtos elétricos

As metas climáticas da Scania, baseadas na ciência, farão com que a empresa corte as emissões de CO2 de suas próprias operações em 50% até 2025, além de reduzir as emissões dos veículos dos clientes em 20% durante o mesmo período.

Para cumprir essas metas de longo alcance, o foco da Scania está em todo o ciclo de produção e utilização, que é mais rigoroso do que muitos dos regulamentos legislativos que estão surgindo, que se concentram no deslocamento.

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