Porto Alegre terá novo terminal de cargas

Complexo logístico terá capacidade de processamento quase três vezes maior que a atual, em uma área de 10.559 m²

O novo terminal de cargas internacional do Aeroporto de Porto Alegre, substituindo o antigo, com cerca de 40 anos de utilização, será inaugurado em junho próximo. O anúncio foi feito durante reunião on-line com o Conselho de Comércio Exterior (Concex) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) por Jocel Gadens, chief financial officer da Fraport, empresa responsável pelo equipamento.

Mesmo que o contrato de concessão do aeroporto ao grupo alemão não obrigue a execução dessa obra, ela já está 94% concluída, e seu custo total é de R$ 60 milhões. O novo espaço poderá receber até 40 caminhões no estacionamento para carga e descarga, bem como cargas refrigeradas de pequenos volumes.

Complexo logístico terá capacidade de processamento quase três vezes maior que a atual, em uma área de 10.559 m²

Gadens revelou ainda que a conclusão da nova pista, 98% executada, ainda depende da realocação de mais de 50 famílias da Vila Nazaré. Elas ocupam uma área a ser utilizada para a extensão da pista, que passará de 2.280 para 3.200 metros, podendo receber aviões cargueiros de grande porte.

Valor movimentado crescerá mais de 50% no ano

Em março de 2021, o terminal de cargas do Porto Alegre Airport, administrado pela Fraport Brasil desde janeiro de 2018, registrou expressivo aumento no volume de movimentação de cargas internacionais. Foram processadas mais de 1,1 mil tonelada em mercadorias, transportadas nos modais aéreo e rodoviário, volume não alcançado desde novembro de 2019.

O incremento do valor movimentado CIF (cost, insurance and freight ou custo, seguro e frete em português) das mercadorias foi de 94% em relação ao mesmo período do ano anterior: um recorde histórico. Em 2020, atingiu a marca de mais de R$ 1,7 bilhão e, para 2021, a projeção é de R$ 2,6 bilhões em mercadorias importadas.

O crescimento, segundo o grupo alemão, foi motivado por um conjunto de fatores: a agilidade no desembaraço das mercadorias, com 78% das cargas liberadas até o segundo período de armazenagem (até cinco dias úteis); a inexistência de registros de avarias nas operações de cargas; a frequência semanal de um cargueiro 767-300 oriundo da América do Norte, outras opções de voos e modais de transporte; e ações comerciais junto aos clientes. Dentre os segmentos que utilizam a estrutura do complexo, o automotivo, o de ferramentas e o médico hospitalar foram os que mais importaram produtos e insumos, enquanto as indústrias de couro e de máquinas e equipamentos foram líderes de exportação.

Estrutura do novo equipamento
– Armazém de importação: 3.398m²
– Armazém de exportação: 3.012m²
– Complexo de câmaras frigoríficas: 388m³
– Armazém de carga perigosa: 300m²
– Principais tipos de cargas: metal mecânico, eletrônicos, ferramentas, medicamentos, têxtil, couro, máquinas e equipamentos, perecíveis, automotiva, polímeros, animais vivos, agropecuária, hospitalar, alimentícias e cargas perigosas de todas as classes embarcadas em aeronaves.
– 11 escritórios locáveis
– 17 docas (3,45 m x 25,00 m)
– 10 espaços para espera de caminhões (3,45 m x 25,00 m)
– 587 vagas de estacionamento

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