Biarticulado Goiânia - 02.26

Goiânia agrega 21 urbanos elétricos à frota urbana

Volvo forneceu os chassis elétricos modelo BRZT e a Marcopolo as carrocerias Attivi

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

A cidade de Goiânia recebeu 21 novos ônibus elétricos para qualificar a frota de veículos do transporte público urbano. São cinco biarticulados e 16 articulados, com chassi elétrico BZRT, da Volvo, e carrocerias Attivi Express, da Marcopolo. Os veículos foram desenvolvidos para atender à alta demanda do transporte coletivo urbano, oferecendo tecnologia, conforto, acessibilidade e segurança aos usuários, com o monitoramento por câmeras dentro dos ônibus.

Com o início da circulação, Goiânia torna-se a primeira cidade do mundo a operar uma frota de biarticulados elétricos de forma regular. Os ônibus foram adquiridos pela GreenMob Capital, braço de investimentos da HP Mobilidade, uma das empresas operadoras do BRT da cidade. “Há anos nossos ônibus operam em Goiânia. Agora, fornecemos os veículos dessa nova fase do BRT, com ônibus de alta capacidade 100% elétricos. Isso é parte de nossa jornada contínua no desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida no transporte público”, afirmou André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

O modelo biarticulado possui 28 metros de comprimento, enquanto o articulado mede 21 metros. Ambos contam com o novo interior, que inclui poltronas City estofadas com portas USB, piso amadeirado, iluminação full LED, ar-condicionado e, para garantir acessibilidade, possuem rampas no lado esquerdo e elevador no lado direito do veículo e espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida.

O sistema de portas tem acionamento eletrônico com função antiesmagamento, reforçando a segurança operacional. Além disso, os veículos contam com três portas do lado direito e três do lado esquerdo, câmeras embarcadas e tecnologia de reconhecimento facial para monitoramento, elevando a experiência e a segurança dos usuários. “Essa entrega reafirma nosso papel como protagonistas na evolução da mobilidade urbana, mostrando a capacidade da Marcopolo de desenvolver soluções inovadoras para diferentes modais, unindo tecnologia, conforto e segurança aos passageiros”, afirma Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da fabricante gaúcha.

Volvo BZRT

 Os novos Volvo do BRT de Goiânia são equipados com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400 W (540 cv). Podem contar com até oito baterias, com 720kWh de capacidade total. O motor elétrico fica na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico.

As baterias também ficam na parte inferior, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros e o articulado para 180 pessoas. O chassi Volvo BZRT é fabricado na planta da Volvo em Curitiba (PR), unidade especialista na produção de ônibus de grande capacidade.

BRT da Grande Goiânia

Em operação desde os anos 70, o BRT da Grande Goiânia é um dos mais tradicionais do país. Agora, recebeu investimentos para modernização dos veículos e da infraestrutura. Uma das novidades é o novo trecho Norte-Sul, que compreende 31 estações, tem 22 quilômetros de extensão e 55 de ramificações.

O trecho Leste-Oeste também recebeu investimentos. Trata-se de uma requalificação do antigo “Eixo Anhanguera”, com 19 estações e extensão de 28 quilômetros, chegando também às cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo. A infraestrutura do BRT da cidade compreende 47 estações, 213 pontos de parada, 15 terminais e cerca de 108 quilômetros de extensão, atendendo a mais de 2,5 milhões de usuários por mês.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!