Negócio antecipa capital de giro, sem intermediar as negociações feitas entre transportador, embarcador e motorista
Redação TranspoData
Foto Cargo X, Divulgação
Com o modelo atual logístico se baseando na transportadora que precisa pagar os custos de transporte à vista e recebendo do cliente a prazo, o capital de giro se tornou uma das principais dores no mercado. Para ajudar a solucionar esse problema, a Cargo X, fintech que financia transportadoras com base na análise de risco do embarcador, projeta emprestar até R$ 1 bilhão para essas empresas ao longo de 2026.
Esse alto volume de crédito disponível é possível já que a Cargo X emite CT-e (conhecimento de transporte eletrônico) para antecipar o capital de giro, sem intermediar as negociações feitas entre transportador, embarcador e motorista. Dessa forma, o embarcador é quem paga a contratação do frete diretamente à fintech, que antecipa o valor ao transportador. “A atual realidade das operações de transporte dificulta muito o início de novas operações, assim como o crescimento do volume das negociações já previstas, pois a cada movimento há a necessidade de ter capital de giro. Isto gera um desencaixe de fluxo de caixa gigante para o transportador”, comenta Fábio Lobo, diretor de operações da Cargo X.
A principal diferença desse modelo é que, ao contrário dos bancos, que assumem o risco de crédito no balanço da transportadora, a Cargo X, ao emitir o documento de transporte, assume o risco de capital ainda na fase do embarcador. Isso permite que seja emprestado um volume maior de dinheiro à transportadora, evitando que a empresa assuma essa conta em seu próprio balanço, o que ainda possibilita que ela se alavanque com crédito bancário.
Outros diferenciais estão no adiantamento do frete, com fluxo de caixa positivo com antecipação de até 80% do valor, e a emissão de documentos de forma prática e digital. A empresa também garante proteção contra perdas, danos e imprevistos, com monitoramento das cargas, da coleta à entrega.
Negócio consolidado
Com a validação da modalidade no mercado, a solução financeira representou 90% do negócio da Cargo X em agosto. No total, emprestou R$ 50 milhões às transportadoras nesse período. “O plano está pautado em muita tecnologia para automatizar os processos e garantir escalabilidade. No decorrer dos últimos meses, estamos nos posicionando definitivamente como parceiros financeiros dos transportadores, onde atuamos apenas como provedor de capital de giro sem entrar nas negociações com os clientes e caminhoneiros”, explica Fábio Lobo.
Atendendo mais de 370 clientes, a previsão é que a operação da Cargo X cresça 160% em receitas neste ano, batendo a marca de R$ 500 milhões. Para chegar a essa meta, o plano da empresa está todo estruturado em automatizar o processo junto aos transportadores dando maior velocidade no atendimento às operações e sem necessidade de muito crescimento de colaboradores internos.
Hoje, por estar dentro do ecossistema de transporte, a Cargo X tem à disposição mais dados das operações do que os bancos tradicionais. Dessa forma, a companhia consegue saber como está a performance do transportador dentro do cliente que ele está operando, oferecer crédito maior ou então auxiliar os transportadores que não possuem linha de crédito em instituição bancária.






