Veículos serão produzidos pela Scania em parceria com a Marcopolo
Redação TranspoData
Foto Divulgação
O Grupo JCA confirmou investimento de R$ 1,4 bilhão na renovação de sua frota no período de dois anos, com entregas programadas até o primeiro semestre de 2026, acelerando a transformação do setor dentro das mais recentes conformidades regulatórias e ambientais. Neste ciclo de renovação, o grupo incorporou 382 veículos novos dos modelos Scania K450 e K320, com motorização Euro 6. A carroceria é a Paradiso G8 da Marcopolo, sendo 153 double decker.
Ao todo foram adquiridos 650 novos ônibus. Com esta renovação, todos os ônibus com motores Euro 3 da companhia serão substituídos, alcançando mais de 1.100 unidades no padrão Euro 6. “O investimento reforça o compromisso com segurança, conforto e inovação e faz parte de uma estratégia de melhoria da experiência dos clientes, que inclui também aportes em digitalização, inteligência artificial e atendimento cada vez mais simplificado e humanizado. Estamos preparando o setor para um futuro mais limpo, eficiente e conectado”, declarou Gustavo Rodrigues, CEO do grupo.
Ao longo dos próximos cinco anos, os novos veículos já incorporados ao Grupo JCA percorrerão mais de 176 milhões de quilômetros pelas estradas brasileiras e, somados aos demais ônibus Euro 6 da frota, reduzirão em mais de 72,8 mil toneladas as emissões de CO2 na atmosfera. “Os novos ônibus Euro 6 representam um compromisso com a redução de emissões. A título de comparação, seriam necessárias cerca de 584 mil árvores, o equivalente a 350 campos de futebol reflorestados, para promover uma redução equivalente”, destacou.
Os veículos entregues ao Grupo JCA serão destinados a toda a malha do grupo, incluindo linhas que não eram assistidas por veículos double decker anteriormente. A Viação 1001 lidera o investimento com 178 ônibus, a Catarinense incorpora 118 e a Cometa adiciona 86.
O setor de transporte rodoviário de passageiros no Brasil é responsável por aproximadamente 95% dos deslocamentos de pessoas pelo território nacional, contribuindo com 3,1% do PIB (mais de R$ 365 bilhões), de acordo com dados de 2024. Considerando todas as empresas, a JCA transporta cerca de 100 milhões de pessoas por ano.






