Concessão por mais 22 anos exigirá investimento superior a R$ 10 bilhões
Redação TranspoData
Patricia Alves, B3, Divulgação
A Arteris foi a vencedora de leilão realizado na B3 e continuará responsável pelo trecho de mais de 320 quilômetros da BR-101/RJ, também conhecida como Autopista Fluminense. O leilão foi realizado pelo Ministério dos Transportes e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a otimização do contrato anterior.
A concessão, com prazo de 22 anos, estima investimentos de R$ 10,1 bilhões no trecho que conecta a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo ao entroncamento com a ponte Presidente Costa e Silva, em Niterói, e atravessa 13 municípios fluminenses estratégicos para a economia nacional. Entre as melhorias previstas estão duplicações, faixas adicionais e vias marginais. Serão construídos ainda novos dispositivos de acesso, passarelas e paradas de ônibus. As obras previstas nesta nova etapa irão gerar cerca de 87 mil empregos.
O modelo de otimização, fruto de uma parceria do Ministério dos Transportes com o Tribunal de Contas da União, foi desenhado com o objetivo de modernizar e reequilibrar acordos de concessão que já não atendiam como previsto. Este é o terceiro leilão de otimização realizado pela pasta. “Estamos falando de um projeto vencedor, que procura resolver todos os problemas logísticos daquela região, um corredor fundamental para o estado”, garantiu o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
A Arteris S.A. está entre as maiores concessionárias do país, com cerca de 3,2 mil quilômetros de vias sob sua administração nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. “Acreditamos que esta solução de otimização é um marco para o setor, é um caminho inovador para superar os desafios da infraestrutura rodoviária brasileira. O novo contrato prevê um robusto plano de investimentos e o nosso foco é fortalecer os ativos existentes, garantir o reequilíbrio dos contratos e seguir alocando capital de forma disciplinada”, afirmou Marti Carbonell, diretor-presidente interino da concessionária.
Eixo estratégico
A BR-101/RJ é a principal via terrestre de suporte à logística da Bacia de Campos, uma das principais regiões petrolíferas do Brasil. O estado fluminense foi responsável por 87% da produção nacional de petróleo em 2024. Somente o Porto de Macaé recebe cerca de 700 veículos por mês, que transportam equipamentos e insumos essenciais para as operações nas plataformas em alto mar, fluxo que depende diretamente da rodovia. A BR-101/RJ também é essencial para o setor de turismo, por ser via de acesso à Região dos Lagos, que inclui destinos como Búzios e Cabo Frio.







