Empresa venceu leilão de concessão das BRs 153 e 262, em trechos de Minas Gerais e Goiás
Redação TranspoData
Foto Cleber Carvalho, Ministério dos Transportes
Realizado na quinta-feira (6) na B3, o leilão para concessão de trechos das BRs 153 e 262, em Minas Gerais e Goiás, teve como vencedora a Way Concessão. A empresa apresentou proposta de 24,8% de desconto sobre a tarifa básica de pedágio e terá de investir em torno de R$ 10 bilhões ao longo do contrato de 30 anos.
O leilão realizado pelo Ministério dos Transportes pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) envolve transferência de mais de 530 quilômetros de rodovias federais, conectando os municípios de Hidrolândia (GO) e Comendador Gomes (MG), em uma das regiões de maior relevância logística e econômica do país.
“Nossa carteira de concessões tem um volume muito relevante. Já são 10 mil quilômetros novos, administrados pelo setor privado, e a previsão é chegar a 35 mil quilômetros até o final do ano que vem”, celebrou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou ter sido este o oitavo leilão sob gestão da estatal. “Estamos batendo uma série histórica de leilões. Já são mais de R$ 600 bilhões de valores privados contratados em 39 meses leilões realizados na Bolsa de Valores”, frisou.
A Rota Sertaneja corta 21 municípios, entre goianos e mineiros, que irão se beneficiar, entre outros fatores, com a criação de 82 mil vagas de trabalho ao longo do contrato. O trecho destaca-se pelo número de criadores de gado e produtores de derivados, como o queijo. Trata-se de um elo entre as fazendas de cidades como Piracanjuba e os grandes centros consumidores, definindo a geografia econômica e cultural da região.
Um exemplo de cidade que será contemplada pelas melhorias da rodovia é Hidrolândia (GO), famosa por ser a capital da jabuticaba, com o maior pomar do mundo, e também um polo logístico consolidado com um amplo hub de distribuição, devido à sua localização estratégica e ao cruzamento da BR-153. A vencedora já administra um trecho de quase 440 quilômetros da BR-262, em Minas Gerais, entre Betim e Uberaba. O grupo também controla outras concessionárias, como a Way-112 e Way-306 no Mato Grosso do Sul.







