Scania, Senai-SP, Ultragaz, Itaipu Norte e LOTS Group cruzam o Brasil para levar o projeto para Belém do Pará
Redação TranspoData
Foto Divulgação
Como sair de São Paulo e chegar a Belém (PA) carregado de propósito? A resposta está na parceria entre Scania, Senai-SP, Ultragaz, LOTS Group e Itaipu Norte, que juntos cruzam o interior do Brasil em caminhões movidos a biometano – combustível renovável gerado a partir de resíduos orgânicos. Esta viagem leva aos participantes da COP30 (30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas) experiência única de imersão nos conceitos e nas práticas da economia circular por meio da Escola Móvel do Senai-SP.
De acordo com Patricia Acioli, diretora de comunicação corporativa e sustentabilidade da operação industrial da Scania, o projeto mostra a distância que existe entre ambição e ação, aqui concretizada em fazer a rota com uso de um combustível renovável. “Mais do que apontar os desafios de infraestrutura, queremos levantar possibilidades, evidenciar eficiência logística e mostrar que por meio de parcerias é possível escalar a tecnologia e fortalecer o ecossistema de transporte e logística. Isso tudo com um elemento educador e acessível relevante”, complementa.
Do ponto de partida em São Bernardo do Campo, hub industrial da Scania, até o destino no Senai-PA, em Belém (PA), serão mais de três mil quilômetros percorridos, com uma parada especial no Senai-DF, em Brasília. “Entre dezembro de 2024 e maio deste ano, percorremos 31 cidades do estado de São Paulo, levando conscientização sobre a necessidade de transformar os modelos tradicionais de produção e consumo ao promover a economia circular desde o design inteligente até a reutilização de materiais. E o ponto final foi a participação no Fórum Mundial de Economia Circular, realizado na capital paulista”, conta Getulio Rocha Junior, gerente de infraestrutura e suprimentos do Senai-SP.
A energia que movimenta a escola móvel até a cidade-sede da COP30 é o biometano, combustível 100% renovável produzido a partir da purificação do biogás, gerado pela decomposição de resíduos agrícolas, urbanos e lodo de esgoto, fornecido pela Ultragaz, pioneira no setor de energia. “Fomentar parcerias que provoquem mudanças e promovam a infraestrutura necessária para o uso do biometano é essencial para liberar todo o potencial desse energético, capaz de posicionar o Brasil como referência em descarbonização. O biometano representa uma oportunidade concreta de alavancar a redução de emissões de carbono de frotas pesadas e indústrias, além de impulsionar a transição energética no país”, enfatizou Erik Trench, diretor de gases renováveis da Ultragaz.
O percurso foi estruturado com apoio da LOTS Group – braço logístico da Scania. Toda a operação será monitorada em tempo real pelo Centro de Comando Digital da LOTS, assegurando precisão no acompanhamento da frota, otimização do trajeto e sinergia entre as empresas envolvidas. Segundo Edson Guimarães, CEO Latam da LOTS Group, a iniciativa reforça a visão de futuro da companhia. “A rota para Belém é um passo decisivo para mostrar ao mundo que o Brasil já tem condições de liderar a transformação para a logística sustentável. Mais do que realizar a transição energética de frotas, neste projeto, provamos que a eficiência nasce da combinação entre tecnologia, inteligência de dados e a real colaboração entre empresas por meio da dedicação e experiência de profissionais altamente capacitados”, enfatiza.
A rota também será marcada pelo protagonismo feminino: uma motorista da LOTS Group conduzirá o caminhão durante o trajeto de ida até Belém. A participação integra o programa Elas no Volante, criado para ampliar a representatividade das mulheres no transporte rodoviário de cargas.
Mergulho nos conceitos da economia circular
A Escola Móvel do Senai-SP contempla uma aula imersiva sobre os principais conceitos da economia circular, desvendando seus princípios, benefícios e suas possibilidades de transformação. O modelo de produção e consumo que predomina hoje se baseia em uma lógica linear: extrair, fabricar, usar e descartar. Já a economia circular busca reproduzir a lógica da natureza nos sistemas de produção e consumo. Em vez de extrair recursos e descartar produtos, promove a reutilização, o reparo e a reciclagem, mantendo os materiais em uso por mais tempo, reduzindo o desperdício e minimizando o impacto ambiental.
O biometano pode ser gerado de restos de culturas agrícolas, dejetos de animais, resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano. Hoje, o Brasil tem 14 plantas do combustível, com capacidade total de gerar 900 mil metros cúbicos por dia. O volume é pequeno se comparado aos cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás natural consumidos diariamente. De acordo com a Abiogás, a oferta deste combustível 100% sustentável poderia ser multiplicada por quatro. A entidade que reúne as empresas do setor de biometano vê um potencial teórico de 120 milhões de metros cúbicos a longo prazo no país.
A Scania foi pioneira em apresentar no país um caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano, e ainda gás natural liquefeito (GNL), em 2018. O início das vendas foi em 2019. De lá pra cá, já foram 2 mil unidades vendidas. A fabricante ajudou a desenvolver o setor agregando distribuidores, produtores, embarcadores e agentes públicos para fomentar os corredores azuis, garantir a cobertura de gás pelo litoral e, recentemente, iniciar o processo de interiorização da expansão dos postos de gás.
As soluções da Scania são oferecidas em caminhões semipesados e pesados, vocacionados para atender aplicações urbanas, coleta de lixo, fora de estrada e rodoviárias para diversos segmentos. As potências oferecidas são 280, 340, 420 e 460 cavalos, nas trações 4×2, 6×2 e 6×4.







