Fabricada no Brasil, o modelo médio da RAM reúne atributos que realmente conquistam o gosto dos picapeiros do País
Mauro Cassane
Imagem, Divulgação
Assista ao Teste Drive ↓:
A RAM Rampage 2.2 Turbodiesel 4×4 é a prova de que uma picape pode unir robustez, conforto e sofisticação em um único projeto. Produzida em Goiana, PE, no polo industrial da Stellantis, a Rampage é o primeiro modelo da marca desenvolvido e fabricado fora da América do Norte — e nasceu sob medida para conquistar os amantes de picapes aqui dos trópicos.
Se alguém tem dúvida, basta ver os resultados de vendas: segundo dados da Fenabrave, de janeiro a agosto deste ano foram 15.353 unidades emplacadas, resultado que coloca a Rampage como a sétima picape mais vendida do Brasil.
Quem dirige a Rampage logo percebe que ela quebra paradigmas quando se pensa em picapes. Mesmo equipada com um motor diesel, a picape impressiona pelo silêncio a bordo, especialmente em estrada e a dirigibilidade lembra, em qualquer situação, a condução serena de um sedã. Vibrações são mínimas e o isolamento acústico bem trabalhado faz com que o condutor e os passageiros curtam a viagem sem incômodos.
Se tem algo a se destacar verdadeiramente na Rampage é, sem dúvida, o conforto. No asfalto ou fora dele, o conjunto de suspensão — McPherson na dianteira e multibraço independente na traseira — é capaz de absorver buracos e irregularidades com muita competência. A sensação é que a Rampage simplesmente ignora os obstáculos, mantendo estabilidade e suavidade que lembram mais um SUV premium do que uma picape média.
Sob o capô, o novo motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque entrega respostas rápidas e consistentes harmonizado com a transmissão ZF de nove velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos é surpreendente para uma picape de quase duas toneladas.
Na prática, isso se traduz em confiança em ultrapassagens e retomadas rápidas naqueles momentos em que potência não é uma questão de esportividade mas de necessidade. Basta um toque mais firme no acelerador para a Rampage responder de forma imediata, garantindo segurança em manobras de estrada e eficiência no uso urbano. A transmissão automática de nove velocidades também merece elogios: faz trocas suaves e sabe explorar o torque abundante do motor em qualquer situação.
Espaço interno é um item a parte. Na dianteira, a experiência é de alto nível. O motorista encontra posição de dirigir facilmente, com ótima ergonomia, bancos de couro com ajuste eletrônico e painel moderno, que combina quadro digital e central multimídia conectada a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Há versões com som premium Harman Kardon, iluminação ambiente em LED e ajustes elétricos para os bancos, reforçando o caráter sofisticado da picape.
O espaço traseiro, no entanto, segue a limitação natural das picapes médias pequenas: falta alguns centímetros a mais para pernas e joelhos em viagens longas. Nada que comprometa totalmente o conforto, mas que reforça a escolha da RAM em privilegiar a caçamba.
E aqui está outro ponto forte: com 980 litros de volume e capacidade para 1.015 kg de carga, a caçamba da Rampage está entre as maiores da categoria, superando concorrentes diretos e garantindo versatilidade para o uso diário ou profissional.
Resumo do teste
a Rampage 2.2 Turbodiesel 4×4 é uma boa opção para quem busca picapes diesel para uso misto (asfalto e terra). Oferece um ótimo espaço na caçamba e tem, comprovadamente, dirigibilidade de automóvel de luxo (confortável e ágil). É uma picape que dá para você ir sem estresse ao shopping, sem aquela preocupação antecipada se vai encontrar uma vaga para parar. O valor está na média de suas concorrentes com reais a mais pelo roupagem mais luxuosa que sua prima Fiat Toro, por exemplo: 262 mil reais, preço sugerido.