Santa Brígida

Volvo fecha venda de ônibus elétricos para São Paulo

Operadora Santa Brígida adquiriu 20 unidades do modelo BZRLE, de piso baixo recém-lançado pela marca

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

Empresa integrante do Grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), a Santa Brígida investiu na compra de 20 ônibus elétricos do modelo BZRLE da Volvo. O negócio representa uma contribuição importante para São Paulo, cidade que tem a maior frota de ônibus do continente e avança com planos de descarbonização no transporte público por meio de veículos com zero emissão de CO2. “O novo modelo de piso baixo 100% elétrico atende cidades que precisam conciliar embarques e desembarques facilitados aos passageiros com a meta de zero emissões. Comercializar as primeiras unidades para a Santa Brígida atesta a boa experiência dos clientes com nossos produtos e serviços”, afirma Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.

Da frota atual de 656 veículos da Santa Brígida, 489 são Volvo, representando 74% do total. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Então, este relacionamento é crucial na decisão”, assegura Fernando Marques, diretor da empresa. A venda dos 20 chassis elétricos foi fechada pela NORS, concessionária que representa a Volvo na região de São Paulo.

Os novos Volvo BZRLE vão operar na região Noroeste da capital paulista, área onde a Santa Brígida concentra suas atividades: a Área 1 do sistema de transporte público de São Paulo. A empresa faz parte do Consórcio Bandeirante desde 2002 e responde por 87% da operação.

Zero emissões, baixo ruído

O chassi Volvo BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90kWh cada. Com tomada CCS2, recebe carregamento de até 250kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora, o que garante alta disponibilidade aos operadores.

O novo modelo da família de elétricos Volvo utiliza plataforma dos demais ônibus da marca, com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel. “Já temos familiaridade com o chassi. A novidade será a parte de tração elétrica”, explica Fernando Marques.

O Grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), fundado em 1960, reúne também a Auto Viação Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e Urubupungá Transportes e Turismo. Cresceu de 98 veículos em 1980 para os atuais 656 ônibus e emprega 4.200 funcionários.

A empresa possui certificação ISO 14001, norma internacional que estabelece requisitos para sistemas de gestão ambiental. O grupo NSÓ construiu a primeira garagem com certificado LEED da América Latina, principal certificação mundial para edifícios sustentáveis.

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!