2025

Librelato abre unidade industrial e comercial na região metropolitana de São Paulo

Com investimento de 10 milhões de reais, empresa inaugura no memo espaço, em Guarulhos, SP, linha de montagem e concessionária de implementos

Mauro Cassane

Librelato, Divulgação

Para ser ainda mais competitiva em um dos mais importantes polos consumidores de implementos do Brasil, a região metropolitana de São Paulo, a Librelato montou em Guarulhos um complexo industrial para montar seus implementos que chegam em regime CKD de suas fábricas em Içara, SC.

Com um aporte de 10 milhões de reais, a empresa transformou um antigo galão de 27 mil metros quadrados às margens da Via Dutra (sentido Rio – São Paulo) em um moderno centro de montagem de semirreboques, especialmente baú (um dos modelos mais comercializados na região). No mesmo local, também montou uma concessionária própria para vender implementos e, também, peças e componentes.

Essa é a primeira linha de montagem da Librelato fora de seu estado natal, Santa Catarina. O empreendimento tem capacidade para produzir até dois mil implementos por ano e, com isso, a estratégia da empresa é chegar a 15% de participação nas vendas de implementos no Brasil.

O novo complexo industrial da Librelato abrigará áreas de produção, estoque de peças, showroom, pátio logístico e concessionária com hub de serviços. O desenho prioriza fluxos logísticos curtos, integração entre manufatura e vendas e infraestrutura para treinamentos e capacitação.

Para Simone Martins, “ao expandir nossa atuação para a Grande São Paulo, deixamos de ter cinco plantas fabris concentradas exclusivamente em Santa Catarina e fortalecemos a descentralização da produção, aumentando nossa capacidade de entrega e reduzindo os prazos de atendimento, em mais um passo firme rumo à excelência e à satisfação plena dos nossos parceiros”.

Na nova unidade industrial serão produzidos modelos como furgão alumínio, furgão lonado, porta contêiner, graneleiro e carga seca, implementos de alto volume de vendas no País, com ampla aplicação em diferentes operações logísticas.

Inicialmente, a nova operação estima a geração de 50 novos empregos diretos em um turno, podendo duplicar esse número ao longo do ramp-up. Segundo projeções da companhia, a meta é que, até o terceiro ano de operação, a participação de mercado da marca Librelato no estado de São Paulo se iguale à média nacional, hoje em torno de 15%.

A expectativa é que haja um impacto significativo no desempenho comercial da empresa a partir do novo Complexo. Em 2024, a Librelato manteve posição entre as três maiores fabricantes do País, com 12.005 implementos produzidos e presença em mais de 41% das cidades brasileiras com emplacamento de produtos da marca.

Em 2024 foram atendidos cerca de 3,3 mil clientes, com crescimento de 5 pontos percentuais na representatividade territorial em relação a 2022. Com a nova estrutura, a expectativa é superar 850 implementos vendidos apenas no primeiro ano de funcionamento da unidade paulista, fortalecendo o relacionamento com grandes empresas e ampliando a base de clientes na região Sudeste.

A nova concessionária Librelato Center SP, integrada ao novo espaço fabril conta com showroom de peças e implementos, áreas de negociação e suporte técnico. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com equipe treinada para vendas de implementos, peças, logística e consórcio.

Com o novo Librelato Center SP, a presença da Librelato combina capilaridade nacional e expansão sul-americana para sustentar vendas, pós-venda e disponibilidade de peças. No Brasil, a rede reúne 42 postos de venda e 43 oficinas homologadas, enquanto a Libreparts reforça o atendimento com 31 lojas e 8 boxes dedicados a reposição de peças. Fora do País, a marca avança com postos de venda no Chile (1), Argentina (5), Uruguai (1), Bolívia (3), Paraguai (6) e Colômbia (1), garantindo proximidade com clientes estratégicos e maior agilidade na entrega de soluções e serviços em toda a região.

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
error: Content is protected !!