Em junho, movimento nas estradas pedagiadas foi 0,2% inferior a maio
Redação TranspoData
Foto Banco de Imagens
O índice ABCR referente a junho de 2025 apresentou queda de 0,2% na comparação dessazonalizada com maio. O resultado decorre da menor movimentação de veículos leves e pesados, ambos na ordem de 0,2%. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.
Comparado com junho do ano passado, o índice total avançou 0,9%, com crescimento de 1,2% nos leves e estabilidade nos pesados (-0,1%). No semestre, o índice é positivo em 2,4%, com incremento de 2,5% nos leves e de 2,2% nos pesados. Nos últimos 12 meses, o avanço é de 2,7%, fruto do aumento de 2,6% nos leves e de 3,1% nos pesados.
Analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves destacam que a segunda queda mensal consecutiva, depois de uma sequência de alta no início do ano, no segmento de pesados, sugere um esgotamento parcial do impulso, tanto direto quanto indireto, associado ao escoamento da expressiva safra de grãos. Também associam o resultado à desaceleração na demanda por bens de consumo, devido às condições restritivas de financiamento. “Ainda assim, a resiliência do mercado de trabalho deve continuar oferecendo algum suporte aos setores demandantes de fretes logísticos no curto prazo”, pontuam.