Disposta a recuperar terreno perdido no segmento de entrada dos pesados, fabricante repagina dois modelos do Axor e espera vender mais de mil unidades ainda neste ano
Mauro Cassane
Mercedes-Benz, Divulgação
A queda no volume de vendas de caminhões no primeiro semestre deste ano ligou o alerta na Mercedes-Benz. A fabricante está disposta a brigar por cada nicho de mercado. O movimento mais importante foi anunciado hoje: o modelo Axor, que foi descontinuado em 2023, volta renovado com dois modelos: Axor 2038 4×2, com 380 cv e Axor 2545 6×2, com 450 cv.
A volta dos dois modelos foi uma solução criativa da engenharia brasileira da Mercedes. Pegaram o chassis, motor e câmbio do Actros, fizeram uma nova calibragem, redesenharam a já conhecida cabina do Axor e pronto. O modelo que ficou mais de 20 anos no mercado e bateu mais de 100 mil unidades comercializadas pela marca está de volta mais moderno mas ainda assim dentro de sua vocação natural: um pesado mais acessível e básico.
O motor OM 460 agora é de 13 litros, mais robusto, mais moderno. De acordo com Jefferson Ferrarez, vice presidente de Vendas da Mercedes-Benz, “Trata-se de um caminhão para atuar especialmente nos dois sub segmentos de maior volume dos pesados, que são os modelos 4×2 e 6×2, onde ambos representam perto de 25% das vendas totais deste segmento”.
Ferrarez explica que a decisão em trazer de volta o Axor, pouco mais de um ano depois de ter sido retirado de linha, foi reconhecer que o modelo Actros, mais simples, não conseguiu desempenho em vendas como seu antecessor. “O mercado pediu esse retorno e aceleramos o processo para oferecer um produto modernizado que possa atender a demanda”.
Por isso mesmo Ferrarez está otimista em relação às vendas. “Esperamos vender mais de mil unidades ainda neste ano”, afirma o executivo. As concessionárias já podem tirar pedidos e as entregas começam a partir de agosto. O executivo revelou os preços com a ressalva de ser “promocionais” para lançamento: 698 mil reais para o modelo 4×2 e 738 mil reais para o modelo 6×2 (valores praticados no Estado de São Paulo).
O Axor volta ao mercado com duas versões de cabina: leito teto baixo e teto alto, melhor espaço interno, como piso baixo com túnel de apenas 200 mm, e o banco pneumático ergonômico com até 11 regulagens, além de disponibilidade de itens de conforto e praticidade como volante multifucional, alavanca combinada de câmbio e freio-motor na coluna de direção.
Como destaque, novo Axor traz itens de segurança de série como o freio eletrônico EBS, ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), chave inteligente e farol em LED (opcional). Além disso, chega com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de até 62 toneladas, ideal para versões 4×2 e 6×2, podendo subir para 68 toneladas na exclusiva versão de eixos com redução nos cubos. A suspensão do caminhão é metálica, com suspensor na versão 6×2.
Confira mais fotos do Axor 2038 4×2, com 380 cv e Axor 2545 6×2, com 450 cv