MATRIXCARGO -

Matrixcargo desenvolve a roteirização dinâmica

Tecnologia reduz custos e diminui em até 95% o tempo para planejamento de rotas

Redação TranspoData

Foto Adobe Stock, Divulgação

Com o avanço da inteligência artificial, um antigo problema da ciência da computação ganha uma nova e valiosa aplicação no setor logístico. Trata-se do problema do caixeiro viajante (TSP, na sigla em inglês), que consiste em encontrar a menor rota possível para visitar uma série de destinos sem repeti-los. Com a roteirização dinâmica, a Matrixcargo foi além, apostando em uma solução que lida com o problema de roteamento de veículos (VRP), incorporando múltiplas variáveis como janelas de entrega, tipo de carga, trânsito e tempo de serviço para transformar os processos de planejamento logístico, principalmente em operações de distribuição.

Gustavo Marques, head de vendas da Matrixcargo, define a roteirização dinâmica como uma quebra de paradigma em relação aos modelos estáticos, que se baseiam em malhas fixas. “Hoje conseguimos formar rotas otimizadas a partir da demanda real, levando em conta uma infinidade de restrições do mundo físico. Isso significa menos ociosidade da frota, menor quilometragem, mais entregas dentro do prazo e, consequentemente, redução de custos”, assinala.

Dentro do ecossistema de soluções oferecido pela empresa, a tecnologia que permite esse planejamento de rotas de maneira inteligente é o módulo chamado de “Matrixfretes”. O sistema utiliza inteligência artificial e algoritmos de otimização para compor cargas, planejar rotas, gerar mapas de viagem, selecionar o tipo ideal de veículo e motoristas, e programar o sequenciamento das entregas conforme regras de cada negócio. “Utilizamos uma combinação de algoritmos heurísticos e modelos de machine learning para otimizar rotas em tempo real, com base em dados históricos e dinâmicos. Trata-se de uma solução desenvolvida para ambientes logísticos complexos, e leva em conta janelas de atendimento, restrições de trânsito, capacidades de carga, tempos de serviço e até condições de tráfego, entre outras variáveis operacionais que dificultam o planejamento tradicional”, completa.

Com a implementação da solução, os resultados práticos já começam a se acumular. A Cargolift, uma das clientes da Matrixcargo, registrou redução de 95% no tempo de planejamento logístico, de oito horas para 25 minutos. Houve também baixa de 4% nos custos operacionais.

A DC Transportes conseguiu diminuir seu tempo de roteirização de três horas para 15 minutos. Em outro caso de um projeto-piloto com uma indústria alimentícia, a roteirização dinâmica foi capaz de reduzir o uso de veículos leves de 93% para 85%, com aumento da ocupação média da frota.

Além dos ganhos operacionais e econômicos, a empresa destaca, também, os impactos sustentáveis. “Quando conseguimos colocar menos veículos na rua, rodando menos quilômetros, estamos automaticamente contribuindo para um menor número de emissões. Isso tem um peso grande quando falamos de iniciativas ESG”, ressalta. Estudo da Sinergi Cooperativa apontou que o uso da roteirização dinâmica pode levar a uma redução de até 20% nas emissões de CO2 em áreas urbanas.

Ainda, segundo a Matrixcargo, é importante observar um benefício intangível, mas decisivo: a melhoria na experiência do cliente final. “A pontualidade nas entregas é o fator mais relevante para a fidelização. Na medida em que a tecnologia nos permite cumprir janelas com mais precisão, isso se traduz em vantagem competitiva, em especial por transportadoras e empresas que atuam no last mile”, acrescenta.

 

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