Ford Ranger

Entenda como a Ford Ranger ganhou o Top of Mind dos Transportes

Inovadora, confortável, robusta, silenciosa e do jeito que os picapeiros gostam

Mauro Cassane

Imagem, Divulgação

Neste ano de 2025, a Ford Ranger conquistou um feito notável: foi eleita, na pesquisa TOP OF MIND DOS TRANSPORTES, realizada por Transpodata, a Picape Média Mais Lembrada do Brasil. E foi justamente esse título que nos motivou a conhecer de perto e testar a Nova Geração da Ranger Limited V6, uma picape que promete, e entrega, robustez, tecnologia, conforto e performance.

Com uma proposta clara de elevar o padrão das picapes médias, a Ford Ranger Limited V6 surpreende até os mais exigentes “picapeiros”. Durante nosso test drive, ficou evidente o quanto o projeto da nova geração evoluiu, priorizando aspectos cada vez mais valorizados: potência, conforto, tecnologia e, principalmente, silêncio a bordo.

O motor 3.0 V6 turbodiesel é, sem dúvida, a vedete da Nova Ranger. São 250 cv de potência e 600 Nm de torque, entregues de maneira linear e com uma suavidade que impressiona. O bloco, fabricado em ferro grafite compactado — 75% mais resistente e rígido que os materiais convencionais —, é complementado por cabeçotes em alumínio e injetores de alta pressão, o que resulta em mais performance e eficiência.

Eficiente também no consumo: em nosso percurso rodoviário, com mais de 500 km rodados, mantivemos uma média de 11,6 km/l, sempre em velocidade de cruzeiro próxima aos 110 km/h, com o giro do motor entre 1.100 e 1.200 rpm. No ambiente urbano, onde rodamos 140 km, a média foi igualmente respeitável: 9,6 km/l.

O motor impressiona também pela capacidade de retomar velocidade com vigor e suavidade. Basta pisar para sentir a força do V6 empurrando a picape com autoridade, seja para uma ultrapassagem ou para enfrentar aclives com segurança.

Um dos pontos que mais chamou atenção foi a presença de seis modos de condução, ajustáveis com extrema facilidade. É apenas um clique, e a Ranger se transforma, adaptando-se às mais diversas situações: Normal, Eco, Escorregadio, Trailer/Rebocar, Lama/Terra e até Areia.

O sistema atua sobre parâmetros como troca de marchas, sensibilidade do acelerador, controle de tração e estabilidade, além de ajustar a aplicação do ABS. Um exemplo prático? Enfrentamos subidas em paralelepípedos molhados, onde muitos veículos patinam, mas, no modo 4×4, a Ranger subiu com tranquilidade, sem estresse.

A bordo, o destaque vai para o sistema multimídia Sync 4, com tela de 12 polegadas. A interface é moderna, intuitiva e prática, permitindo que o condutor divida a tela e controle simultaneamente funções como o ar-condicionado, o áudio e as configurações da picape.

Diferente de sistemas que pecam pelo excesso de sofisticação e complexidade, o da Ranger é um exemplo de tecnologia amigável: funcional e fácil de usar.

Outros itens tecnológicos que elevam a experiência de condução:

  • Câmbio eletrônico (E-Shifter)
  • Freio de mão eletrônico
  • Piloto automático
  • Controle automático de descidas
  • Diferencial traseiro blocante
  • Sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Start & Stop
  • Segurança: o motorista como prioridade

A sensação de segurança a bordo é total, reforçada por um conjunto completo de sistemas ativos e passivos:

  • 7 airbags (frontais, laterais, cortinas e de joelho para o motorista)
  • Assistente autônomo de frenagem (com detecção de pedestres)
  • Alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro
  • Sistema de permanência em faixa
  • Controle eletrônico de estabilidade
  • Frenagem pós-colisão
  • Assistente de partida em rampas
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Farol alto automático
  • Reconhecimento de sinais de trânsito

Além disso, a câmera de ré se destaca pela qualidade das imagens, inclusive em condições de baixa luminosidade, reforçando o compromisso com a segurança e a praticidade.

Produção e mercado

Produzida no Complexo Industrial de Pacheco, na Argentina, a Nova Ranger é resultado de um investimento superior a US$ 660 milhões na modernização da planta, que passou a operar com processos de manufatura 4.0 e uso de energia 100% renovável.

Com essa nova geração, a Ranger fortalece ainda mais sua presença global. Em 2024, segue entre as picapes médias mais vendidas do mundo. Austrália, EUA e Brasil são os principais mercados, exatamente nesta ordem.

Portanto, como o Brasil é o terceiro maior mercado global para as picapes Ranger, e pelos atributos que vimos no test drive fica mais fácil entender como ela foi escolhida como a Picape Média Mais Lembrada do Brasil em 2025 na pesquisa TOP OF MIND DOS TRANSPORTES. Um reconhecimento merecido, que reforça o acerto do produto e a força da marca Ford no segmento de picapes médias no País.

 

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *