Operação faz uso de um sistema de gestão de estoque de última geração, da cartonização e de inteligência artificial
Redação TranspoData
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Tornar mais ágil e resiliente a gestão de estoque de peças de reposição tem sido uma estratégia importante para a indústria automobilística manter seu desenvolvimento. A digitalização logística e um plano de distribuição multimodal são partes fundamentais deste processo. É o que mostra o projeto desenvolvido pela DHL Supply Chain para a Nissan. A operadora realiza a gestão de armazenagem do centro de distribuição (CD) da montadora, em Itatiaia (RJ), e assumiu a de transportes da área de aftermarket no Brasil.
São milhares de peças movimentadas por mês, atendendo toda a rede de concessionárias e distribuidoras da marca japonesa no país. A DHL Supply Chain faz o transporte rodoviário e aéreo. Para agilizar as entregas, a distribuição pode acontecer da fábrica em Resende (RJ) direto a endereços no Rio de Janeiro ou por meio de voos no aeroporto do Galeão, ou seguir para a matriz de transportes da DHL em Jandira ou ao hub aéreo em Guarulhos para conexão com a malha de distribuição nacional. Tudo com visibilidade do tracking da carga de ponta a ponta, via sistema DHL MySupplyChain, e a utilização de veículos elétricos em algumas entregas em grandes centros urbanos.
Na área de armazenagem, a operação é totalmente digitalizada e utiliza práticas como a cartonização e inteligência artificial na separação de pedidos. “Fizemos um grande aporte tecnológico nesta operação, cuja complexidade de gestão é grande tanto pelo elevado volume de SKUs como pelo elevado valor agregado e dimensões variadas das peças. Com essa abordagem, conseguimos atingir níveis altos de acuracidade de inventário, com o status de maturidade atingido na operação a partir de 2023, sensível redução de erros e mais qualidade nas entregas regulares e emergenciais, preparando a operação para este momento de retomada”, afirma Vanessa Pelintra, diretora de operações da DHL Supply Chain.
Uma prática aplicada é a cartonização, procedimento que reúne em uma caixa especialmente preparada os itens de um mesmo pedido – iniciativa bastante importante para esta indústria, visto que o reparo de veículos, de forma geral, demanda a aquisição de kits de peças. Para fazer isso, a DHL Supply Chain usa um software especializado que faz a cubagem para melhor acondicionamento e volumetria das peças na caixa. Materiais especiais são também incluídos entre as peças para minimizar eventuais choques. “A cartonização possibilitou maior organização e rastreabilidade dos pedidos, reduziu erros e avarias e até reduções de custo pelo melhor aproveitamento dos fretes. Melhoramos também a prestação de serviços aos concessionários e clientes finais”, reforça Vanessa.
Na área de estocagem e separação, está sendo aplicado um software de inteligência artificial que analisa as peças com maior demanda e suas flutuações, permitindo que a DHL Supply Chain posicione estes itens em áreas de mais fácil acesso no estoque. Ou seja, é feita uma gestão ativa das posições no estoque e prioridade de expedição com base em dados. A operação conta ainda com o Projeto Formare, que capacita jovens para ingresso no mercado de trabalho, para auxiliar na contratação de novos colaboradores.