Iniciativa deve impulsionar o comércio exterior no Sul do Brasil

Roberto Hunoff

Foto Sérgio Sona, Divulgação

A nova rota aérea que conectará Florianópolis (SC) a Lisboa, a partir de 3 de setembro, promete trazer benefícios além do turismo, sendo a primeira ligação direta do Sul do Brasil com Portugal. Com expectativa de movimentar 300 toneladas por mês, a operação tem o potencial de transformar Florianópolis em um hub estratégico de cargas para toda a Região Sul e, assim, fortalecer ainda mais o comércio internacional.

A rota será feita por um modelo Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros, e 70% do porão serão dedicados ao transporte de cargas, segundo a TAP Linhas Aéreas. Os voos ocorrerão às terças, quintas e sábados. “A criação dessa nova rota aérea representa uma oportunidade estratégica para o comércio exterior, pois aumenta a agilidade no envio e recebimento de cargas. É especialmente vantajoso para a exportação de produtos de alto valor agregado, como medicamentos, por exemplo, que exigem rapidez e segurança no transporte”, destaca Sandro Marin, especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade.

O novo hub de cargas deverá movimentar também produtos têxteis, metalmecânicos, eletrônicos e itens de e-commerce e, com isso, beneficiar empresas de todo o Sul do Brasil. A rota facilita a importação de itens e permite que as empresas atendam a demandas urgentes com uma logística mais eficiente. “O modal aéreo é mais caro do que o aquaviário, mas ele é estratégico em determinadas situações, como na importação ou exportação de produtos com alto valor agregado ou em casos de urgência. Se uma empresa precisa de uma peça específica para evitar a paralisação de maquinário que vai prejudicar a produção, o investimento no modal aéreo se torna vantajoso e esta linha facilitará transações com toda a Europa”, complementa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here