A Volvo na Latbus lançou os chassis BZR, para até 90 passageiros, o os BZRT, que podem transportar até 250 pessoas
Mauro Cassane
Volvo, Divulgação
Para atender as potenciais demandas por ônibus urbanos elétricos em metrópoles do Brasil, como São Paulo e Curitiba, por exemplo, a Volvo apresentou dois modelos de grande porte na LatBus. Tratam-se do BZR padrão com capacidade para até 90 passageiros e o BZRT, chassis mais vocacionado para corredores exclusivos e que podem ser implementado como articulado ou biarticulado e chegam à capacidade para até 250 passageiros.
O plano da fabricante é produzir ambos na planta da empresa, em Curitiba, SP. “Trata-se do mais recente lançamento global da Volvo Buses, com tecnologia de ponta. O chassi foi apresentado há poucos meses na Europa e já estamos disponibilizando em nosso mercado. Em 2025 temos planos de iniciar a produção deste modelo nas suas diversas versões em nossa fábrica de Curitiba”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.
O BZR padrão pode ser equipado com um ou dois motores de 200kW e 425Nm de torque. O chassi vem equipado com a transmissão I-Shift de duas velocidades, igual ao dos modelos BZL e BZRT. O novo elétrico comporta quatro a cinco baterias de íon lítio de 90kWh cada. A Volvo também vai oferecer a versão BZRLE, com entrada baixa.
Já o BZRT foi projetado para receber carrocerias de até 28 metros. De acordo com a Volvo, é o maior veículo elétrico do mundo. A novidade preserva as características dos veículos articulados e biarticulados da marca, com o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão. Ou seja, o motor elétrico fica na parte central (como o motor diesel dos ônibus da marca), e isso permite um salão de passageiros mais livre. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina.
O BZRT chega equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o mesmo que 540cv e tem transmissão I-Shift. Este modelo pode ser equipado com seis ou oito baterias. “Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
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