Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta primeiro modelo da família e-Volksbus e outras novidades à diesel para aplicação urbana e fretamento
Mauro Cassane
VWCO, Divulgação
Toda área comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus está animada com esta edição da LatBus. A empresa há décadas está na segunda colocação nas vendas de ônibus no Brasil (só atrás da líder absoluta Mercedes-Benz, que abiscoita 50% do mercado) com participação acima de 24%. “O negócio ônibus encontra-se em franca expansão e, com nossa nova linha de produtos, temos condições de crescer ainda mais nossa participação”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas da Volks.
O otimismo de Alouche tem uma razão: nos últimos 10 dias a empresa fechou mais de 200 negócios com ônibus da marca. E, em entrevista exclusiva ao programa “Sobrearcarga”, de Transpodata, que vai ao ar no dia 15 de agosto, Jorge Carrer, diretor de vendas da ônibus da empresa, comenta o momento positivo da marca alemã neste segmento de ônibus com bons negócios tanto para aplicação urbana como, também, para fretamento e rodoviário.
A Volks reservou vários lançamentos para a LatBus, especialmente para os segmentos de transporte urbano de passageiros e fretamento. Tem o chassis 22.260 S, de 15 metros, o superônibus com boa aceitação em praças como Joinville e Goiânia. E, para urbano básico, tem o chassis 18.320 SL com motor traseiro e piso baixo e seu primo 18.320 piso alto desenvolvido para fretamento.
A novidade mais aguardada também está em exibição no estande da empresa. Depois de um ano de testes, ficou pronto o e-Volksbus 22L, o primeiro da nova família de ônibus elétricos da Volks.
O veículo tem capacidade para 82 passageiros e está pronto para carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento. Com peso bruto total de 22 toneladas, o elétrico da Volks tem motor de 280 kW que entrega torque máximo de 2.300 Nm. Acoplado a este motor vem um conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída até 4.050 Nm.
O e-Volksbus 22L vem equipado com 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), que já são utilizadas nos caminhões leves da marca e-Delivery. De acordo com a empresa, a autonomia aferida é de 250 km.
O plugue de recarga do veículo, com capacidade para atender a carregadores de até 160 kW de potência, pode ser localizado na traseira ou na dianteira do ônibus, flexibilizando conforme a necessidade do cliente na garagem. As baterias ficam no teto e na traseira do veículo.
Como os demais veículos elétricos, o chassi conta com sistema de frenagem regenerativa (carrega a bateria quando freia). O e-Volksbus 22 L vem também com o pacote de segurança que inclui freios ABS e EBD e tem o sistema “door brake” que para o ônibus caso as portas de abram. Ainda não divulgaram o preço, mas, na LatBus, frotistas interessados já podem fazer as encomendas.
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