Fabricante já tem mais de 1,1 mil caminhões semiautônomos em circulação e desenvolveu no Brasil mais duas novas tecnologias: caminhões 100% autônomos e também movidos por rádio controle

Por Mauro Cassane

Mercedes-Benz, Divulgação

A Mercedes-Benz avança na automação de caminhões no mundo e, também, no Brasil. Na Europa é comum observar avaliações experimentais da fabricante com estradeiros como os Actros autônomos. Já no Brasil, e com forte participação dos engenheiros daqui, caminhões da marca que andam sozinhos estão na ativa mesmo e fazem sucesso em áreas confinadas no campo.

A empresa já comercializou mais de 1,1 mil unidades com tecnologias de automação, a grande maioria para aplicação nas colheitas de cana. São veículos semiautônomos (ou seja, eles andam sozinhos em áreas previamente delimitadas) mas é necessário a presença do motorista para reassumir o controle na boleia. Esses modelos, já em uso desde 2018, são produzidos pela Mercedes-Benz e adaptados para rodar neste no modo semiautônomo pela empresa Grunner.

Mas, também desenvolvidos no Brasil, a Mercedes-Benz também tem os caminhões 100% autônomos que são mais indicados para áreas confinadas como manobras em pátios e Centros de Distribuição. Para desenvolver esses veículos a Mercedes firmou parceria com a empresa nacional Lume Robotics.

Com esta tecnologia a Mercedes comercializou quatro modelos Atego autônomos para a Ypê. A empresa os utiliza para transferência de produtos de sua linha de produção para seu centro de distribuição. Toda operação, naturalmente, ocorre dentro dos muros da Ypê.

Outro tipo de automação, esta totalmente desenvolvida pela engenharia da Mercedes aqui no Brasil, é a Rádio Controle. Essa é até mais lúdica pois lembra aqueles velhos tempos de carrinhos movidos a controle remoto. Para quem tem alguma noção de como lidar com drones, os princípios, e os controles também, são quase os mesmos. Ou seja, o caminhão é totalmente movimentado, com um operador fora do veículo.

No IAA, maior feira global de transporte, que acontece em Hannover, na Alemanha, de 2018, a ZF já havia mostrada essa tecnologia que, na época, foi batizada de “ZF Innovation Truck”. Os caminhões, sem ninguém na boleia, eram movidos de fora por um operador valendo-se de um simples tablet.

Os caminhões Rádio Controle da Mercedes-Benz são movidos por um controle remoto com dois joysticks. “Esses tipo de solução é mais indicada para operações onde há algum tipo de risco para a presença humana, como em alguns tipos de minas”, comenta Marcos Andrade, gerente de marketing de produto da Mercedes-Benz.

Atualmente essas tecnologias de automação estão disponíveis para todos os modelos de caminhões  da marca: Accelo, Atego, Actros e Arocs. Os veículos são preparados pelo Centro de Customização da Mercedes que também cuida de adequar cada veículos às reais necessidades de cada cliente. Solução bem sob medida.

A mais recente novidade nesta área, o rádio controle é uma solução interessante que permite que os veículos atuem com segurança em atividades extremas, normalmente em áreas de difícil acesso e que oferece algum tipo de risco para a presença humana como a mineração, a construção civil e operações subterrâneas.

“Os números de mercado comprovam que estamos no caminho certo. A Mercedes-Benz possui a maior frota de caminhões semiautônomos já em operação no Brasil. São mais de 1.100 unidades em circulação das smart machines da Grunner na colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações no campo”, comenta Andrade.

Como veículos autônomos são utilizados em operações muito especiais (e são produtos ainda muito caros), a Mercedes-Benz oferece consultoria especializada para quem pretende botar este tipo de produto em sua frota. “Mais do que a venda técnica de um produto, oferecemos uma solução consultiva. O grande diferencial é que cada operação com tecnologias de automação tem suas características e necessidades específicas. Nossas equipes fazem levantamentos caso a caso, propondo as soluções de automação mais assertivas e indicadas”, explica Andrade.

 

 

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