Brasil registrou mais de 78 milhões de infrações de trânsito no ano passado
Redação TranspoData
Foto Divulgação
Além das punições, o custo mensal com o pagamento das multas de trânsito é alto para as empresas transportadoras. Esses gastos podem ser reduzidos e até evitados com aplicação de medidas de maior controle, seja para a quitação ou até mesmo contestação se couber recurso. Para auxiliar o mercado de transporte de carga, o Grupo Apisul lançou a ferramenta de gestão de multas para a otimização da operação de transportadores e embarcadores.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), no último ano, mais de 78 milhões de veículos cometeram infração de trânsito e, dentre eles, muitos caminhões e carros destinados à logística. As principais infrações registradas são excesso de velocidade, avanço do sinal vermelho, andar em locais e horários não permitidos conforme a regulação e falta de identificação do condutor.
Os dados revelam que existe uma demanda que precisa de cuidados e atenção. “Administrar uma frota não é somente monitorar rotas, é também lidar com surpresas e possíveis infrações de profissionais e veículos que estão nas estradas e ruas”, argumenta Leandro Garcia, diretor comercial do Grupo Apisul.
A ferramenta desenvolvida visa melhorar processos internos e ampliar o controle de maneira rápida e descomplicada. No dashboard, as empresas de transporte de carga conseguem visualizar em detalhes o número de infrações por região, ranking por tipos de multa, leitura dos indicadores de todas as infrações pendentes e ainda fazer a identificação dos motoristas infratores. “Este facilitador confere previsibilidade para o cliente antecipar seus pagamentos, o que representa desconto de até 20% e se torna um aliado na economia das empresas, trazendo retorno financeiro. A gestão de multas auxilia que a frota cumpra as leis e os regulamentos, evitando penalidades desnecessárias”, destaca.
Por meio de uma única interface, o gestor visualiza todas as pendências, status de cada veículo, consegue gerar boletos e realizar pagamentos, sem a necessidade de deslocamentos físicos e espera em órgãos reguladores. Ajuda ainda a reduzir horas de colaboradores que antes realizavam todos esses processos de forma manual.
Além desta etapa mais imediata, a solução fornece dados para trabalhos com foco na segurança, promovendo a avaliação de funcionários e indicando práticas corretivas para iniciativas de conscientização dentro do transporte. O conhecimento é fomentado como base educadora para evitar infrações futuras.
Ao identificar padrões de comportamento inadequado no trânsito, a empresa pode agir preventivamente para evitar acidentes, contribuindo para a segurança do profissional e das pessoas que estão no trânsito, seja nas estradas ou nas cidades. Garcia defende que quando se dá o direcionamento correto para as multas é possível otimizar os fluxos e impedir que veículos e condutores fiquem parados por muito tempo.