Montadora anunciou investimentos de 100 milhões de reais no negócio de veículos elétricos no País e novos produtos chegam com preços a partir de 549 mil reais
Mauro Cassane
Iveco, Divulgação
Há quase dez anos a engenharia da Iveco vem estudando e fazendo parcerias para desenvolver a versão elétrica de seu modelo Daily (o produto da marca mais bem sucedido no mercado brasileiro). Finalmente ficou pronto e a empresa anunciou que já vai oferecer ao mercado nacional. A fabricante anunciou investimento de 100 milhões de reais, de agora até 2026, na preparação da rede, treinamento e, também, infraestrutura para este tipo de produto 100% elétrico.
Produzida na Itália, a eDaily chega ao mercado nacional com preço sugerido a partir de 549 mil reais. Um valor bem semelhante da, até agora, única concorrente, a e-Transit, da Ford. Ao contrário da Ford, que lançou furgão e chassi cabina elétricos da Transit já contando que vendeu 300 unidades, Márcio Querichelli, presidente da Iveco, preferiu cautela e disse apenas que “há muitas consultas para aquisição do produto, mas ainda nada concreto”.
Todavia, na Europa, a Iveco informa que já emplacou 1,5 mil unidades da eDaily. Perguntados sobre qual a projeção de volume de vendas deste produto no Brasil: silêncio. Eles preferem não arriscar neste momento em que começam a “tatear” se o mercado vai ou não se engajar e investir em veículos de cargas leves elétricos.
O preço alto, normalmente o dobro de seu similar a diesel, é minimizado com argumentos técnicos contundentes dando conta que veículos elétricos dão menos manutenção. Isso de fato ocorre pois não fazem uso de lubrificantes e dispensam toda parafernália que vem em um motor à explosão. Na conta da engenharia da Iveco, um Daily, em custos de manutenção e com economia de combustível, fica 65%, em média, mais em conta que sua versão à diesel ao longo de cinco anos. Contudo, custa o dobro do preço.
A conta é complexa e cada frotista sabe fazer a sua considerando as peculiaridades de cada operação. Entretanto, vale o imponderável no mercado de logística: grandes embarcadores, que oferecem os fretes mais rentáveis, veem exigindo que os operadores tenham a tal “emissão zero” e que estejam de acordo com os direcionamentos da Pauta ESG. Considerando essa premissa, o investimento de mais de 500 mil reais em um furgão elétrico pode sim ser financeiramente interessante.
Para estar pronto para ser comercializado no País, o eDaily passou por testes e validações na Europa e, também, por aqui. Componentes críticos foram testados em bancadas específicas, enquanto o veículo completo foi submetido a rigorosos testes de durabilidade em condições reais, incluindo diversas missões de uso urbano, intermunicipal e rodoviário.
Por ter chassi modular, o eDaily oferece versões de chassi cabine e furgão, com peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. A tração traseira e baterias escaláveis permitem um alcance máximo de até 300km começando com 100 km (se usar apenas uma bateria) e potência de 100 a 140 kW. É possível posicionar no chassi de um a três packs de baterias (lembrando que cada bateria pesa 270 kg).
O eDaily permite ao motorista otimizar o desempenho de acordo com as necessidades da operação por meio de diferentes modos de condução. Seja no modo Natural, Power ou Eco, o veículo oferece um equilíbrio entre desempenho e economia de energia, garantindo eficiência em todas as situações. Este veículo representa não apenas uma evolução do Daily, mas um passo significativo em direção a um transporte mais ‘verde’ e tecnologicamente avançado com zero emissões de carbono e diminuição dos ruídos.
Visualmente quase tudo está igual como era antes no eDaily mas um detalhe chama a atenção: este lançamento traz o novo logo da Iveco na parte frontal. O veículo, por ser elétrico, tem algo grau de conectividade e interatividade com o app “Iveco on”, que é utilizado para toda linha de produtos da marca.
A marca também trouxe sua linha de carregadores elétricos, da Nexpro. O eDaily tem tomada de carregamento frontal (carregador on board), que permite a utilização de carregadores AC off board. Este conversor é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo de forma mais eficiente e confiável. Completam o portfólio o carregador portátil “Cabo”, o carregador de parede “Wallbox” e o carregador rápido “Fast Charger”.