Terminal reduzirá custos logísticos e ampliará a circulação de combustíveis
Redação TranspoData
Foto Raízen, Divulgação
Com investimento conjunto das distribuidoras Raízen (60%) e Vibra (40%), a nova base de Santarém (PA), no encontro dos rios Amazonas e Tapajós, deve movimentar 2 bilhões de litros de combustíveis por ano. A estrutura permitirá que navios de longo curso que trafegam pelo Amazonas descarreguem combustível em Santarém, tornando-o principal ponto de abastecimento do Oeste do Pará, Amazônia Ocidental e Norte do Mato Grosso. Até então, Santarém era abastecida por um pequeno terminal local que atendia apenas o consumo da região.
A base em Santarém permitirá uma rota otimizada em relação aos fluxos atuais integrados a outros HUBs, com redução de distâncias e custos logísticos, o que permitirá a chegada de combustíveis a preços mais competitivos para garantir o abastecimento dos mercados e influenciar positivamente toda economia da região. Mercados agrícolas e de transportes, especialmente nos corredores Norte e Centro-Oeste do Brasil, serão os principais beneficiados pelo investimento.
Com aproximadamente 120 milhões de litros de capacidade, a base de Santarém tem conexão com píeres de navios e barcaças que farão a distribuição pelos rios Amazonas e Tapajós. Até o final de 2025, o projeto estabelece também outras entregas para melhor atender os mercados no entorno da BR-163 e promover o desenvolvimento da economia local.
Segundo Juliano Tamaso, vice-presidente de supply chain da Raízen, esse é um marco significativo no compromisso da empresa com o desenvolvimento das regiões Norte e Centro-Oeste e no fortalecimento da infraestrutura logística nacional. “Com a nova base, além de apoiar o crescimento do agronegócio no corredor logístico de Santarém e Miritituba, também ofereceremos uma solução inovadora e há muito tempo necessária no mercado dessas regiões”, ressalta.
Marcelo Bragança, vice-presidente de operações, logística e sourcing da Vibra, define o desenvolvimento da base do Porto de Santarém como crucial para a companhia e para a garantia no fornecimento de combustíveis no Arco Norte, especialmente para o segmento do agronegócio. “Não apenas reafirma nossa posição estratégica no Pará, mas também facilita o aumento do transporte de biocombustíveis e outros produtos derivados por meio de modalidades de transporte de grande escala, o que resulta em uma redução significativa de custos e um impulso nos benefícios ambientais”, declara.
Um dos diferenciais da nova base é o aumento da capacidade de receber navios de médio porte, como o Middle Range de 50 mil m3 dwt, o que contribui para a diversificação das rotas de fornecimento, flexibilidade na gestão da carga, estímulo ao desenvolvimento econômico regional e redução dos custos operacionais para toda a cadeia. Outro benefício é o impulso ao comércio e à economia local. O investimento foi responsável pela geração de mais de 400 empregos diretos e 1.200 indiretos durante a construção. As empresas aguardam as últimas licenças para o início da operação, na qual é esperada que contribua com um incremento na arrecadação de ICMS ao estado do Pará de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão.