Operadora fechou ano de 2023 com volume de quase 200 milhões de toneladas transportadas
Redação TranspoData
Foto MRS, Divulgação
A MRS Logística, que administra a Malha Regional Sudeste, ferrovia que detém a concessão de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, atingiu um novo recorde de receita bruta no ano passado: R$ 6,9 bilhões, aumento de 14% na comparação com 2022. O lucro líquido é o melhor da história da companhia, alcançando a marca de R$ 1,2 bilhão.
O desempenho é atribuído ao crescimento do volume transportado. A empresa transportou 197,5 milhões de toneladas de carga, incremento de 10,8%. Com alta 5,1%, o segmento de carga geral manteve a evolução constante dos últimos anos e atingiu um novo recorde de volume, encerrando 2023 com 75,4 milhões de toneladas. A movimentação de produtos de mineração teve acréscimo de 14,6%.
De acordo com Guilherme Segalla de Mello, presidente da MRS, 2023 foi um ano de decisões importantes, que vão se refletir nos avanços da companhia. “Além de honrar os compromissos que assumimos junto à União, quando da renovação da concessão, temos buscado investimentos contínuos em tecnologia e soluções sustentáveis, resultando em novos patamares em eficiência operacional e inovação”, afirmou.
Elencou como pontos de destaque o aprimoramento do atendimento aos clientes, a expansão para novos segmentos da economia no transporte de carga e o avanço no desenvolvimento e integração das agendas ESG à estratégia da empresa. “Vamos continuar avançando nestes e em outros projetos de expansão, buscando aumentar a participação do modal ferroviário na Região Sudeste”, revelou.
A MRS investiu R$ 1,8 bilhão ao longo de 2023, com destaque nas iniciativas para garantir a sustentabilidade do negócio e o cumprimento das obrigações regulatórias.
Com relação aos aspectos regulatórios, a MRS entregou os investimentos previstos nos primeiros 12 meses da renovação da concessão, além de avanços para concluir também o pacote de A+2, que deve ser entregue até julho de 2024. Neste pacote, destacam-se as entregas de ampliação da capacidade da Baixada Santista, envolvendo novos pátios, recapacitação e sinalização de trechos da malha e sistemas de planejamento integrado. Os investimentos em melhoria de mobilidade urbana nas diferentes cidades ao longo da malha da MRS também são destacados no relatório anual.
Com o objetivo de dar continuidade à modernização da frota ferroviária e continuar avançando na eficiência operacional, foram assinados aditivos contratuais para aquisição de equipamentos. A MRS comprou 560 vagões e 30 locomotivas. Parte foi entregue no primeiro trimestre de 2024 e, até o final de 2025, todos os novos ativos estarão em operação.