Unidade da Biopower tem duas bombas dedicadas ao B100 e capacidade de oferecer 30 mil litros do combustível
Roberto Hunoff
Foto JBS, Divulgação
A Biopower, empresa produtora de biodiesel da JBS, iniciou a operação do primeiro ponto de abastecimento de biodiesel 100% (B100) do Brasil. A companhia é a primeira do país a obter a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para abastecer a frota de caminhões da JBS. Localizado no complexo industrial de Lins (SP), o bioponto tem duas bombas dedicadas exclusivamente ao B100 e capacidade de oferecer 30 mil litros de combustível, dos quais já são utilizados 10 mil litros por mês, conforme regulamentação da ANP, com projeção de ampliação de volume para os próximos meses.
A iniciativa da Biopower tem como objetivo contribuir com o crescimento do mercado de biodiesel no país, liderando o movimento para ampliação da oferta desse tipo de combustível, uma alternativa para emitir 80% menos gás carbônico em comparação ao diesel fóssil. Para Alexandre Pereira, diretor comercial, a autorização da ANP significa mais um grande passo para a empresa. “Estamos orgulhosos com mais esse progresso, pois contribui para avançarmos cada vez mais com o biodiesel como uma alternativa imediata para a descarbonização da matriz energética no transporte brasileiro”, comenta.
Considerado um combustível mais limpo, biodegradável e altamente eficiente no aspecto ambiental, o biocombustível também se mostrou compatível com a tecnologia já existente de motores da indústria automobilística, conforme apontou um teste divulgado pela Biopower neste ano. O resultado reforça o biocombustível como uma opção prática, sustentável e disponível para reduzir as emissões relacionadas ao transporte.
O combustível tem sido submetido a testes práticos desde o ano passado. Um caminhão da montadora holandesa DAF já utiliza o B100 com o objetivo de comprovar a qualidade do biocombustível como um importante substituto para o setor. O caminhão já passou de 120 mil km de uso. “Queremos consolidar nosso pioneirismo na ampliação do acesso no Brasil. Vamos expandir cada vez mais as parcerias com as montadoras para compartilhar amplamente a eficiência que o B100 proporciona no ecossistema de transporte. Tenho certeza que este é apenas o início de resultados altamente promissores”, destaca Pereira.
Novo percentual da mistura
Os testes com o B100 estão em linha com o movimento de expansão dos biocombustíveis na matriz de transportes do Brasil. Desde 1º de março, o aumento do percentual da mistura de biodiesel ao diesel vendido para o consumidor final já está funcionando na prática. O índice do biocombustível no diesel comercializado no país passou a ser de 14% e já está programada uma nova alta, agora para 15%, a partir de 1º de março de 2025.
Por meio da Biopower, a JBS faz parte do grupo dos cinco maiores produtores de biodiesel do Brasil. No último ano, contribuiu com o aumento de 12,2% na oferta do produto ao mercado. Somente em 2023, foram comercializados 550 milhões de litros de biocombustível. O consumo de biodiesel no Brasil tem apresentado grande potencial de crescimento e, em países da Europa e nos Estados Unidos, o biocombustível já está disponível para toda a população.