Ministério dos Transportes autorizou a circulação dos veículos em regime experimental
Redação TranspoData
Foto Volvo, Divulgação
Em andamento a um estudo feito em conjunto entre instituições governamentais, entidades acadêmicas e empresas da iniciativa privada, o Ministério dos Transportes oficializou em cerimônia realizada em Brasília a autorização para o início das operações de caminhões pesados elétricos Volvo no país. Os veículos que fazem parte desse regime experimental são voltados principalmente para rodar em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.
A intenção é verificar como caminhões pesados elétricos se comportam neste tipo de operação, como é o seu desempenho e o impacto no pavimento. “Este é mais um passo para o avanço da oferta de veículos elétricos pesados no Brasil, dentro de nosso compromisso para contribuir com a descarbonização dos transportes comerciais”, afirmou Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.
As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística são as primeiras empresas a iniciar operações de transporte regular com caminhões pesados 100% elétricos Volvo no Brasil. As empresas estiveram representadas na solenidade pelos seus presidentes Vinícius Reiter Pilz e Paulo Carvalho, respectivamente.
Segundo a montadora, os resultados preliminares do estudo sobre peso por eixo de caminhões elétricos pesados já confirmam os benefícios de rodar com veículos de zero emissões de CO2, dentro dos padrões de segurança e de pavimento das estradas brasileiras. O estudo, inédito no país, é liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito, com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, em parceria com a Volvo, a fabricante de pneus Prometeon, a Universidade de Brasília e o Laboratório de Pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O objeto final é definir uma regulamentação de peso por eixo que permita o trânsito de caminhões e caminhões-tratores elétricos pesados de forma segura e eficiente. A análise inicial de dados também já aponta outros benefícios dos caminhões pesados elétricos, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixo nível de vibração e muito conforto para o motorista.