Agrishow abre temporada 2024 das grandes feiras agrícolas pelo País. Como o agro é grande comprador de veículos comerciais, as montadoras tratam esses eventos com grande atenção
Por Mauro Cassane
Imagem, Divulgação
Agrishow vai contar com mais de 800 expositores e espera gerar mais de 13 bilhões de reais em negócios. Com ela, começa a temporada de grandes feiras agrícolas por todo o País e as montadoras de caminhões e veículos comerciais querem participar ativamente destes eventos que geram grandes negócios.
Começa em 29 de abril e vai até 3 de maio a 29ª edição da Agrishow, a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina. São apenas cinco dias úteis que transformam totalmente a cidade de Ribeirão Preto, SP, e região. De acordo com os organizadores, este ano a expectativa é que o evento receba quase 200 mil pessoas.
Mais de 800 expositoras nacionais e internacionais estarão por lá para mostrar seus produtos a profissionais que lidam com o agronegócio tanto no Brasil como em demais países da América Latina. O evento é tão importante que, só entre hospedagem, alimentação e gastos no comércio local, a estimativa é que perto de 500 milhões de reais sejam injetados na economia local.
Obviamente que, nesta época do ano, todos os preços são assombrosamente inflacionados em Ribeirão Preto. Ainda assim falta lugar para se hospedar e os restaurantes vivem lotados.
As vedetes sempre são as fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Mas nos últimos dez anos montadoras de automóveis e caminhões vêm aumentando seus investimentos neste tipo de evento e estão satisfeitas com os negócios realizados. Afinal de contas, o agro, de longe, é um dos segmentos mais rentáveis da economia nacional.
Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford, comenta: “a Ford é a maior autoridade mundial em picapes, com tradição de inovação e liderança nesse segmento. Estamos levando para a Agrishow uma mostra completa da nossa linha para atender os clientes do agronegócio, que são os maiores consumidores das nossas picapes, incluindo ofertas e condições especiais para a feira”.
No estande da Ford, que tradicionalmente participa da Agrishow, estará presente toda linha de picapes marca: Nova Ranger, Ranger Raptor, F-150, além da Maverick FX4 e Maverick Hybrid.
O segmento agrícola é tão importante para Ford que a empresa já garantiu presença nas principais feiras do setor pelo País. Diz Rossini: “além da Agrishow participaremos da Agrotins, Bahia Farm Show, Expointer, Show Safra, Norte Show, ExpoLondrina, AgroBrasília e Rondônia Rural Show”.
A DAF também estará presente na Agrishow deste ano com a exposição de quatro modelos da Nova Linha DAF. A empresa já garantiu presença na Tecnoshow Comigo e na Bahia Farm Show este ano, além da Transposul, que, embora não seja especialmente voltada ao agronegócio, tem ganhado cada vez mais visibilidade no mercado nacional.
De acordo com Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania, “a Agrishow será um importante momento para reforçarmos o nosso comprometimento para apoiar com nossas soluções os nossos clientes desses setores e suas demandas no campo e na rentabilidade nos negócios. É a oportunidade do olho no olho com os clientes, conhecer novos interessados na marca e expandir o relacionamento comercial entre a Scania e a nossa rede de concessionárias com o público”.
Nucci afirma que vai aproveitar a Agrishow para reforçar as vantagens da linha Euro 6 de caminhões. “É a geração mais econômica da história da marca e estamos animados para demonstrar mais uma vez o quanto nossas soluções proporcionam de rentabilidade, produtividade e disponibilidade”.
O executivo destacou, ainda, que quer mostrar os avanços da linha XT, de produtos vocacionados para o fora de estrada. “E não podemos esquecer da nossa jornada de liderança para um sistema de transporte mais sustentável, com nossas soluções a gás e biometano, que têm enorme potencial na cadeia sucroalcooleira e do agronegócio”.
A Scania, inclusive, vai apresentar produto novo no evento. Para não estragar a surpresa, vamos divulgar no dia que produto será esse. Mas podemos dar um pequeno “spoiler”: será um novo caminhão movido a gás (aguarde matéria completa sobre esse novo produto).
Além deste lançamento, a montadora sueca vai expor outros quatro caminhões no evento: 560 G 6×4 XT, 560 R 6×4 XT e 460 R 6×2 e também um motor Scania para grupos geradores de energia.
Consultadas, as duas líderes do mercado de caminhões, Volkwagen Caminhões e Ônibus e Mercedes-Benz, não adiantaram quais produtos vão expor. Mas estarão presentes na Agrishow deste ano. Ambas devem apresentar novidades. Ficaremos atentos.
Já a Iveco tomou a decisão de não participar mas já assegurou presença em outras importantes feiras agrícolas regionais em parceria com sua rede de concessionárias. Marcus Souza, diretor de marketing da Iveco, disse que a marca estará presente nas seguintes feiras com foco no agro: Tecnoshow (GO), Expoagro (MS), Femec (MG), Bahia Farm Show, Feira do Caminhoneiro de Itabaiana (SE).
As expectativas deste ano para Agrishow são mais modestas. João Marchesan, presidente da Agrishow, conta que em 2023, a Agrishow registrou R$ 13,290 bilhões em negócios iniciados entre expositores e visitantes, representando um aumento de 18% em relação à edição anterior. “Para 2024, a expectativa é positiva no sentido de que o volume de negócios seja semelhante ao ano passado, sem quedas ou aumentos bruscos”.
Serviço:
AGRISHOW 2024 – 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 29 de abril a 3 de maio
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h
Sobre a Agrishow
A Agrishow 2024 é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira, e é organizado pela Informa Markets, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.