Eficiente e confortável, a Daily automática é um marco na logística urbana e intermunicipal ao oferecer esse tipo de transmissão em um segmento onde predomina as transmissões manuais
Por Mauro Cassane
TranspoData, Divulgação
A Daily automática vem com um nome tecnológico mais pomposo: Hi-Matic. Essa é a versão para 3,5 toneladas, com motorização FPT de 180 cv e a conhecida transmissão automática ZF 8 HP, de 8 velocidades.
Por enquanto a Iveco só oferece essa transmissão automática para o modelo chassi-cabina, segmento que, historicamente, lidera o mercado nacional com mais de 30% de participação.
Esse é um segmento muito importante pois permite enorme variedade de implementações especiais para logística urbana ou, ainda, intermunicipal.
O preço da Daily Hi-Matic é de 300 mil reais e o modelo começou a ser vendido no final do ano passado. Em nosso teste, o veículo surpreende em desempenho e conforto. A transmissão automática da ZF permite dois modos de condução: o ECO, que é nativo e já fica nesta posição assim que se liga o veículo e o “power” que trabalha com rotações mais altas e trocas mais reduzidas (exigindo mais potência do motor).
O modo ECO é recomendado para uma condução em situações normais tanto no trânsito urbano como nas estradas. Já o modo “power”, que chama rapidamente mais potência do engenho FPT, é bem aplicado para encarar ladeiras mais íngremes ou, ainda, em ultrapassagens quando é preciso se valer de máxima potência.
Em nosso teste a Daily Hi-Matic, implementada com baú, e lastro leve de não mais que 300 quilos, se comportou muito bem: é extremamente confortável, as trocas de marcha são ligeiras e suaves e o motor FPT entrega potência de maneira silenciosa e equilibrada.
Rodamos mais de 500 quilômetros com a Daily automática (80% estrada e 20% cidade).
Silenciosa e ligeira, a Daily realmente deixa claro que o futuro dos veículos para entregas urbanas e logística intermunicipal vai passar necessariamente pelas transmissões automáticas.
A Ford já oferece a Transit automática (veja test drive aqui da Transit automática) e a Iveco, com a Daily, foi a pioneira a oferecer essa solução tecnológica que permite não apenas mais conforto e comodidade ao dirigir, mas também nítidos ganhos com economia de combustível. As duas marcas estão certas e saem na frente em um mercado que já demanda este tipo de veículo há mais de uma década.
Conhecida no mercado por sua robustez, especialmente por ser a única van manufaturada sobre chassi (as demais são monobloco), quem não conhece pode imaginar que a Daily seja mais dura e desconfortável. Puro engano. A engenharia da Iveco vem fazendo acertos no sistema de suspensão há mais de uma década e o veículo cada vez mais se comporta como um carro de passeio. É confortável.
A nova geração da Daily acerta em design e, sobretudo, na ergonomia. No cockpit o motorista tem a sensação de dirigir uma picape média de alto luxo. Os comandos ficam todos ao alcance das mãos, com volante multifuncional e acabamento de luxo.
A transmissão automática foi a cereja do bolo. Rodamos oito horas com a Daily sem qualquer sinal de dores ou cansaço. Os bancos anatômicos oferecem conforto extra e a transmissão automática ZF 8 hp dá conta do recado e parece ter sido feita sob medida para atuar junto ao motor FPT / F1C VGT.
Certamente com esse produto, que por ora só a Iveco tem na versão chassi cabina, a marca vai deslanchar ainda mais na liderança deste segmento volumoso de veículos leves.
O modelo leve da Iveco pode ser conduzido por motoristas com CNH categoria B, o que é outra vantagem, dada a conhecida carência de motoristas profissionais no mercado. Implementado com baú parece muito um caminhão pequeno mas é caminhonete. O pessoal que trabalha no pedágio espicha o pescoço pra fora da janela pra verificar se é rodado duplo (mas é rodado simples e paga o mesmo que carro de passeio).
O Iveco Daily Hi-Matic é um baita veículo para trabalhar nas operações logísticas dentro da cidade e, também, em deslocamentos entre cidades. Nas operações urbanas fica nítido e gritante como a transmissão automática agrega muito mais comodidade permitindo, certamente, melhor produtividade. Na estrada, a Daily automática se comporta mesmo como uma picape de luxo aliando conforto na condução em trechos longos com uma tocada segura e eficiente com seu trem de força de alta performance (leia-a potência na medida certa e trocas de marcha quase imperceptíveis).