Com capacidade para transportar 175,9 mil toneladas, embarcação traz maior potencial de escoamento para o terminal
Redação TranspoData
Foto TCP, Divulgação
A empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu no domingo (31/03) o porta-contêineres MSC C. Montaine, do armador Mediterranean Shipping Company. Construído em 2023, a embarcação possui comprimento total de 366 metros, largura de 51 metros e capacidade para transportar 175,9 mil toneladas, equivalente a 15.413 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner). Vindo dos Estados Unidos, o navio, o maior a atracar no terminal, seguiu viagem para o continente asiático no fim da tarde desta segunda-feira.
A gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Merkle Brown, destacou o fato como um novo marco para o terminal. “Os porta-contêineres com 366 metros são os maiores a operar em Paranaguá, e este é o terceiro que o cais recebe neste ano. Isso está alinhado a um dos pilares da estratégia de atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando as operações de maneira segura e eficiente no porto”, observou.
Também com 366 metros de comprimento, as embarcações irmãs MSC Natasha XIII e MSC Elisa XIII atracaram no terminal em janeiro e fevereiro, respectivamente. Contudo, estes porta-contêineres têm capacidade ligeiramente menor que o MSC C. Montaine, pois possuem 48,2 metros de largura, o que lhes confere a capacidade de carga de 139,7 mil toneladas ou 14.432 TEUs. “A chegada de navios maiores também beneficia os importadores e exportadores, que ganham em capacidade de escoar sua produção ou de receber mercadorias, desse modo impulsionando os negócios com maior flexibilidade e agilidade”, completa.
A movimentação de contêineres na TCP no primeiro trimestre de 2024 registrou aumento de 38% frente ao mesmo período de 2023. A marca de 373.522 TEUs é a nova máxima histórica do terminal.