Pioneiro, o local foi especialmente pensado por mulheres para mulheres

Redação TranspoData

Foto Divulgação

Vídeo: https://www.instagram.com/reel/CyRVehLtdE8/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

O Business Park Santo André é um dos primeiros centros logísticos do país a ter um espaço específico para as caminhoneiras e cristais (esposas e acompanhantes dos caminhoneiros). Possui sala de descanso com TV, sofá/cama, banheiro com chuveiro e espelho, copa equipada com eletros e utensílios e mesa para refeições, além de sala de amamentação, uma infraestrutura adequada para estas profissionais.

A inovação é fruto da parceria da MBigucci com o Movimento A Voz Delas, da Mercedes-Benz. “Este espaço foi projetado por nossas arquitetas Cecília e Isadora e colocado em prática com nossa engenheira e gerente técnica, Amanda Martins, para atendermos uma grande necessidade das caminhoneiras e cristais que é ter um local seguro e adequado para higiene, descanso e acolhimento no momento de descarregar. É muito bom vermos as caminhoneiras usando esta sala e se sentindo em casa”, assinalou a diretora Roberta Bigucci, que está à frente do projeto.

Há 29 anos na estrada, dirigindo caminhão e carreta, a caminhoneira Silmara Rocha Chyczy Rosário, de 50 anos, saiu de Curitiba (PR), com parada em Camaçari (BA), para depois descarregar no Centro Logístico Business Park Santo André. Silmara foi a primeira caminhoneira a usar o espaço e passou dois dias por lá. “Me senti acolhida, que lugarzinho gostoso de ficar. A gente, que está acostumada a não ter nem banheiro para usar, chegar cansada de viagem longa e ter um lugar como este para tomar um banho, é uma maravilha”, ressaltou.

Mãe de dois filhos, viúva, Silmara também foi cristal e aprendeu a dirigir caminhão com o marido. “Trabalhamos juntos por 17 anos até que sofremos um acidente e ele faleceu, mas continuei sozinha, isso já tem 12 anos. Uma transportadora perto de casa me deu oportunidade e tirei minha carteira de caminhão truck, depois de carreta”, conta. Nesse tempo enfrentou todos os desafios das estradas do Brasil: falta de estrutura, de banheiro, de local adequado para ficar enquanto descarrega e de segurança, dentre outras carências.

A presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras do Estado de São Paulo, Ana Jarrouge, acompanhada da gerente do Movimento Vez e Voz, Camila Florêncio, conheceram o espaço. “O objetivo é levar essa iniciativa inovadora como inspiração e exemplo para outras empresas do estado, que também recebem motoristas”, anunciou Ana Jarrouge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here