Sistema deverá transportar média diária de 550 mil passageiros a partir de 2031
Redação TranspoData
Foto Estado de São Paulo, Divulgação
O Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, liderado pela Comporte Participações, apresentou a melhor proposta no leilão de concessão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Trem Intercidades São Paulo – Campinas (TIC Eixo Norte), realizado na B3, em São Paulo (SP). O consórcio foi o único a apresentar proposta.
O edital estabeleceu o valor máximo de contraprestação de R$ 8,06 bilhões e aporte de R$ 8,9 bilhões. O desconto apresentado pelo consórcio foi de 0,01%. “O TIC Norte, São Paulo-Campinas, é uma oportunidade que temos de fazer o resgate do transporte regional de passageiros que, praticamente, foi abandonado no Brasil depois dos anos 60-70. É uma linha que tem viabilidade e servirá de paradigma para que outras sejam construídas”, explica Joubert Flores, presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a implementação do TIC vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa. O empreendimento contempla o trem expresso, que ligará a capital paulista a Campinas, com uma parada em Jundiaí, e o Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas, passando pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.
O consórcio vencedor do leilão também será responsável pela Linha 7-Rubi, hoje operada pela Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos, ligando a estação Barra Funda a Jundiaí, com 17 estações. A estimativa do governo é que, em 2031, os três modelos estejam em operação simultaneamente. Existe a projeção que a demanda aumente ao longo dos anos, com previsão, em 2035, de 564 mil passageiros transportados diariamente, chegando a 672 mil em 2050. O TIC proporcionará ainda geração de empregos e desenvolvimento em torno das estações, com a valorização imobiliária e atração de investimentos.