Centro Tecnológico Randon recebe R$ 16 milhões em investimentos de estrutura, que permitirá o desenvolvimento e validação de sistemas semiautônomos
Roberto Hunoff
Foto Alex Battistel
O Centro Tecnológico Randon (CTR) está recebendo cerca de R$ 16 milhões em investimentos para estrutura de testes em segurança ativa, passiva e de durabilidade. O novo ciclo contempla soluções para testes de sistemas avançados de assistência ao condutor, conhecidos pela sigla em inglês ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).
A estrutura também ganha mais um laboratório para testes de segurança passiva, de ancoragem e fixação dos cintos de segurança, isofix, impacto e resistência de encostos e bancos, além de realizar ensaios de avaliação e proteção aos pedestres. Os recursos deste laboratório estão alinhados com as futuras exigências da legislação brasileira que logo entrarão em vigor.
Ambientes para testes de durabilidade acelerada em laboratório também estão recebendo investimentos. A base sísmica do laboratório estrutural foi ampliada em 60% e estão em aquisição novos atuadores, que permitirão a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial. Com a utilização de diversos atuadores hidráulicos simultaneamente, será possível simular, de forma ainda mais fiel, as condições reais de utilização dos veículos e seus componentes.
Desta forma, um dos maiores complexos de testes e desenvolvimento veicular do país acompanha a evolução da mobilidade e as demandas da indústria automotiva. “São investimentos que nos possibilitam a realização de um conjunto ainda maior de ensaios, incluindo avaliação em veículos completos. A nova estrutura trará maior agilidade no desenvolvimento e validação de novos produtos, com sensível redução de prazos e custos”, destaca o diretor-superintendente de tecnologia avançada da Randoncorp e executivo responsável pelo CTR, César Augusto Ferreira.
Considerado um dos mais completos centros tecnológicos abertos para mobilidade da América do Sul, o CTR está preparado para receber todos os tipos de veículos e componentes – motos, automóveis de passeio, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas – em suas instalações. O atendimento prestado disponibiliza, em um único local, serviços com soluções ágeis, que começam no planejamento, passam pelos testes e são finalizados com a homologação dos novos produtos. Com 15 quilômetros de campo de provas, mais de 20 tipos de pistas e um prédio de 2.200m² com laboratórios, escritórios de engenharia e administração, o complexo tem condições para oferecer soluções exclusivas e integradas aos clientes do setor de mobilidade.