Montadora lançou modelo indicado para operações de trechos curtos

Com forte presença no mercado de veículos pesa- dos e extrapesados para uso rodoviário e fora de estrada, a Volvo reforça atenção às entregas urbanas e regionais com o lançamento do semipesado VM City, que passa a integrar a linha 2021. A versão é equipada com o motor de 270cv, tem cabine curta, transmissão de seis marchas e eixo traseiro de dupla velocidade. “Projetamos esse caminhão para atender tudo o que os transportadores precisam em operações de tiro curto, dentro das cidades ou de distribuição regional”, assinala Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da marca.

O VM City é apresentado como um caminhão pensado para os transportadores que precisam de versatilidade para vários tipos de carga. Atende, principalmente, empresas que atuam em segmentos do varejo e precisam flexibilidade para distribuição de gêneros diversos, desde pequenos comércios ou mercados, lojas de materiais de construção, distribuição de alimentos e outros. Pode ser também usado como veículo de apoio em empresas que fazem “leva e traz” de artigos variados. “Há uma enorme gama de aplicações. São operações em que o motorista roda em vários trechos curtos durante o dia e não precisa dormir no veículo. Por isso, essa versão tem a cabine curta, com ar condicionado opcional”, acrescenta Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões Volvo.

O VM City amplia a oferta Volvo em semipesados. A marca foi a que mais cresceu neste segmento no ano passado e mantém um bom desempenho em 2020, com crescimento de 29% sobre o mesmo período do ano anterior, mesmo com o cenário adverso do momento.

Com alterações, montadora assegura mais 2% de economia no consumo de combustível do FH

FH TEM NOVA CONFIGURAÇÃO

Outra novidade da linha Volvo 2021 é a nova configuração de série do FH 4×2 e 6×2. Elas passam a ser oferecidas com o entre-eixos de 3500 mm como padrão, acompanhado de defletores laterais de ar para melhorar a aerodinâmica entre cavalo-mecânico e carreta e trazer ainda mais economia. “Já havíamos conquistado até 10% de economia de combustível com a introdução da tecnologia da aceleração inteligente Volvo no ano passado. Agora, na combinação desse entre-eixos e os defletores laterais, estes modelos FH 460 4×2 e 6×2 podem somar, dependendo da operação, até 2% a mais de economia, além daquele ganho anterior”, assegura Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo. As opções de entre-eixos 3200mm e 3600mm continuam disponíveis para o FH 460 6×2. Nesse caso, o defletor lateral de ar é considerado um item opcional.

Benefício adicional, válido para todos os Volvo FH modelo 2021, é a popularização de alguns recursos de segurança ativa. Itens como as luzes de frenagem de emergência, sensor crepuscular, sensor de chuva e as luzes “três marias” passam a estar disponíveis já nas versões de acabamento intermediário do caminhão. “São recursos importantes para atingirmos nosso ideal de zero acidentes com veículos Volvo”, afirma Lopes.

A Linha Volvo 2021 já está disponível nas quase 100 concessionárias da marca no Brasil. O Banco Volvo tem taxas especiais, com possibilidade de financiar até 100% do bem, prazo de 60 meses para pagar e até seis meses de carência na primeira parcela. A Volvo Financial Services ainda oferece opções de seguro ou aquisição via Consórcio Volvo.

Semipesado VM City tem aplicação diversificada no transporte urbano e regional

Com reajustes

A Volvo confirmou elevação nos preços, com variação de 8% a 12%, dependendo das famílias. Alcides Cavalcanti justifica a decisão em função da desvalorização cambial, que impacta os preços dos conteúdos importados, que têm participação média de 30% no conjunto dos caminhões, e pela redução nos volumes produzidos, o que implica em elevação de custos.

Os índices anunciados, de acordo com o executivo, ainda não cobrem os impactos negativos da crise. Neste sentido, um novo reajuste deve ser aplicado no último trimestre do ano.

FMX completa uma década

Segunda geração do modelo foi criada em 2014

Em 2010 a Volvo lançou o FMX, um caminhão projetado especialmente para operações severas, fora de estrada. Sua vocação para condições extremas evoluiu ao longo dos anos, com muitas inovações. Atualmente, atende os mercados de mineração, construção, madeira e cana de açúcar.
O robusto design da primeira geração foi inspirado nos famosos equipamentos de construção da marca Volvo.

Desde o início, o caminhão já trazia itens como pino de reboque de alta resistência, proteção de faróis, degraus antiderrapantes e uma escada atrás da cabine, muito útil para acesso ao implemento. Com para-choques robustos, protetor de cárter reforçado e barra de proteção frontal, era um caminhão ideal para enfrentar terrenos difíceis.

A segunda geração, que chegou em 2014, trouxe mais novidades. A cabine ganhou novo design externo, inspirada na atualização feita no Volvo FH, naquele mesmo ano. Além disso, vários de seus componentes foram reprojetados. Uma nova suspensão aumentou a altura do solo para 300 mm e o pino de reboque foi redimensionado para 32 toneladas.

Neste modelo, a transmissão I-Shift tem componentes mais reforçados. “Podemos chamar de I-Shift Off Road, específica para a severidade da operação fora de estrada”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. O equipamento conta com softwares específicos, ajustados a operação, seja mineração/construção ou cana/florestal.

Disponível desde a primeira geração do caminhão, a caixa inteligente da Volvo evoluiu com o modelo ao longo dos anos. Em 2016 passou a ter opções de marcha super-reduzidas, que permitem arranques em composições de 250 toneladas. Elas permitem também a condução em velocidades muito baixas, até 0,5 km/h, o que ajuda na precisão de manobras de composições grandes e em locais apertados.

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