Crédito
Unidas, Divulgação

Equipamentos serão incorporados à frota em outubro de 2022

Com o objetivo de revolucionar a logística urbana no transporte de cargas leves no Brasil e promover a mobilidade livre de emissões, a Unidas investiu na aquisição de 100 unidades de vans elétricas da startup gaúcha Arrow Mobility. A iniciativa, inédita no país, integra o pilar de inovação e sustentabilidade da locadora, que vem assumindo o protagonismo na aquisição de frotas eletrificadas. “Em parceria com a Arrow One ofereceremos diversos conceitos específicos e customizados para o comércio online, sendo 100% elétrico e com zero emissão de carbono, contribuindo para conscientização global de desenvolvimento sustentável,” assinala Breno Davis Campolina, head de Frotas da Unidas.

Outro conceito que aumenta exponencialmente a eficiência de entrega do veículo é o “Walk-in van” (inédito no Brasil), que permite acesso direto do motorista ao compartimento de carga, reduzindo o tempo de entrega das mercadorias e aumentando a segurança do motorista. Para reduzir o peso do veículo, a carroceria conta com materiais de engenharia de última geração como compósitos e grafeno. A capacidade de carga é de 17m³ – 50% acima de uma van tradicional.

As soluções agregadas ao veículo permitem otimizar o tempo de embarque e desembarque dos itens, proporcionando aumento de produtividade de até 50% e custo energético até 70% menor se comparado a um veículo tradicional. O Arrow One oferece ainda 250 quilômetros de autonomia, frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas.

A pré-encomenda do modelo, produzido em Caxias do Sul (RS), abarcará neste primeiro momento 100 unidades que serão entregues à Unidas a partir de outubro de 2022. Os veículos terão utilização exclusiva em e-commerce, mercado em expansão, cuja participação no varejo total cresceu de 5% para 12,6% entre 2019 e 2020, segundo dados do portal E-Commerce Brasil.
Jocelei André Salvador, head de Engenharia da Arrow, explica que a solução oferece um conceito inovador de carga, denominado One Shot Loader, que permite a carga total de mercadorias em apenas um movimento. O mesmo conceito ainda tem a capacidade de alterar a função do veículo de transporte de cargas para o de passageiros e vice-versa. “Entendemos que apenas a eletrificação não viabiliza a operação de um veículo elétrico. O Arrow One agrega conceitos que o tornam uma solução verde, eficiente e com design inovador, acrescenta Marcelo Simon, Head de Desenvolvimento de Negócios da Arrow.

Compromisso com a sustentabilidade

Breno Campolina salienta que a Unidas tem ocupado a vanguarda da transformação sustentável do país, com a visão da nova realidade de entregas dentro dos centros urbanos, que aumentou consideravelmente, puxada em especial pela mudança de consumo dos brasileiros que passou a utilizar mais o e-commerce e acelerado pela pandemia. “Nos mercados da Europa e dos Estados Unidos, observamos empresas com soluções bem eficientes ao last mile e queremos trazer isso aos clientes da Unidas, modernizando o transporte de cargas leves no país por meio da mobilidade elétrica e tornando o processo logístico muito mais eficiente, ágil e produtivo”, reforça.

Líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de automóveis do Brasil, a Unidas tem mais de 400 veículos eletrificados em locação, e possui uma frota composta por 93% de modelos flex – o etanol emite 111 vezes menos gases de efeito estufa por quilômetro rodado em relação à gasolina. A locadora assumiu o compromisso de agregar progressivamente milhares de veículos elétricos em sua frota, além de instalar centenas de pontos de recarga elétrica até o ano de 2027. A marca opera uma frota de mais de 180 mil veículos e mais de 370 lojas em todo o Brasil, atendendo a 3 milhões de clientes no segmento de aluguel de carros e cerca de 3 mil clientes corporativos em terceirização de frotas.

A Arrow é uma startup de mobilidade elétrica, com sede em Caxias do Sul. Formada por pessoas que lideraram projetos relevantes nas maiores fabricantes de veículos do mundo, a companhia é focada no desenvolvimento de soluções inovadoras para a mobilidade, com background em design e engenharia. Além de Jocelei Salvador e Marcelo Simon, a empresa ainda tem como sócio Julio Balbinot, head de Estratégia e Marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here