Em parceria com várias empresas e ONGs, Mercedes-Benz realiza um projeto que busca levar o melhor da saúde para comunidades carentes.

A Mercedes-Benz do Brasil e ONGs parceiras estão comemorando o primeiro ano do projeto #UnindoForças, que contempla a atividade de oito carretas puxadas por caminhões e dois ônibus como Unidades Móveis de Saúde. Esta ação conta com o engajamento de várias entidades e empresas num grande compromisso para levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de localidades distantes e à população em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.

Nesse primeiro ano, a iniciativa acumula resultados expressivos. São mais de 374.000 procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 171.000 pacientes atendidos. Também foram aplicadas 69.000 vacinas da Covid-19. Até aqui, o projeto chegou a 60 cidades ao redor do País. No total, as 8 carretas e os 2 ônibus já rodaram mais de 30.000 km.

De acordo com Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, o êxito e a continuidade do projeto antes, durante e pós-pandemia mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que promovem a transformação da sociedade.

“O projeto tem tudo a ver, portanto, com o pilar responsabilidade social dos princípios ESG que estamos praticando, cada vez mais, na empresa. Isso vai além do nosso corebusiness de produzir caminhões e ônibus e de desenvolver serviços”.

Projeto é uma iniciativa de colaboradores

Maurício Mazza, CIO da Mercedes-Benz América Latina e também apoiador do projeto, conta que esse grupo de colaboradores gera dentro de casa as mais variadas soluções ligadas a transporte, mobilidade, pessoas e sociedade, visando resolver ou minimizar algumas demandas do dia a dia. “O objetivo é incentivar e reforçar o espírito pioneiro, promover a cultura da inovação e levar novas ideias para ruas e estradas, sempre com foco na qualidade de vida, responsabilidade social e no ecossistema do transporte responsável”.

Oito carretas e dois ônibus na estrada

Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19, dois ônibus da Mercedes-Benz, um urbano e um rodoviário, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, partiram, há um ano, para diferentes roteiros em várias regiões brasileiras.

São duas carretas com a SAS Brasil, levando atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. Uma das carretas atuou junto a cidades do roteiro do Rally dos Sertões. A outra seguiu para outras comunidades no Nordeste.

Com a Renovatio, ONG que trabalha com unidades de saúde na região Sul, o foco é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina, além da doação de óculos para os mais necessitados. Oftalmologia também é a especialidade do Instituto Luz para Vida, oferecendo consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular.

Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

A Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimento nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Essa parceria começou por Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo a fim de atender os caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa. Essa carreta está se deslocando por várias localidades do País, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas.

Para coroar um ano de sucesso do #UnindoForças e começar com o pé direito o segundo ano do projeto, a Mercedes-Benz anunciou, no evento, o seu novo parceiro, a Instituição Amigos do Bem. São quase 30 anos de trajetória e milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Aporte de 4,5 milhões de Euros do governo alemão via DEG

O grande impulso financeiro do projeto veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de Euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos. Essa participação é viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, uma subsidiária da KfW Bankengruppe, banco estatal de investimentos, que destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão. Essa instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil.

Além do gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, com motoristas e recursos internos para administração do projeto. Isso totaliza cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho para a Companhia.

O projeto conta ainda com mais parceiros, como a Vivo Empresas, como apoiadoras. As carretas são projetadas e customizadas pela Fleximedical, com construção das carrocerias a cargo da implementadora Labor. A Canon Medical fornece tecnologia de ponta para os diagnósticos por imagem e trabalhou com o projeto na Unidade Móvel de Tomografia.

As transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X. A Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here