Fundada em 1957, na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, a Moura tem uma rede superior a 80 distribuidores que operam em quatro países. Além do Brasil, atua na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. A empresa tem sete plantas industriais e produz mais de 7,5 milhões de baterias por ano, atendendo toda a gama de setores automotivos. Esta condição lhe garantiu o Top of Mind Transporte na categoria baterias.

Coordenador de gestão da empresa, Francisco Stela, assinala que 2020 exigiu agilidade e vontade de encontrar soluções em um espaço de tempo muito reduzido e em condições inéditas. Mas assegura que, na Moura, foi possível superar os desafios. “Agora, é hora de inovar, mas também de olhar cada vez mais para as pessoas. Sempre acreditamos no potencial de nossa gente”, acrescenta.

Salienta que a produção, distribuição, venda e assistência técnica de baterias integram o rol de atividades essenciais no período de enfrentamento ao coronavírus. “É uma bateria, que, nos bastidores, assegura que os profissionais de saúde tenham como se locomover, ambulâncias continuem circulando, caminhões possam seguir promovendo o abastecimento das cidades, que hospitais não sofram com interrupções de energia e que os serviços de internet e telefonia funcionem sem sobressaltos, por exemplo. Por conta disso, não houve interrupção nas operações da empresa”, informa.

Pondera, porém, que para manter o funcionamento foi necessário ampliar ainda mais os cuidados com as pessoas. A partir de um comitê para acompanhamento da pandemia houve definição de investimentos em protocolos médicos e de higiene, modificação do refeitório e em espaços comuns, suspensão de viagens, implantação de home office nas atividades compatíveis com essa forma de trabalho e aplicação de testes por amostragem, além de disponibilizar um Chat Saúde para quaisquer dúvidas ou sintomas.

Stela afirma que, a exemplo de outras crises, a empresa investiu em reinvenções e inovações que podem otimizar ainda mais o negócio. O orçamento foi revisto, permitindo planejar e atuar com rapidez diante do momento crítico. Também intensificou os serviços digitais para que o consumidor final pudesse encontrar a revenda mais próxima ou solicitar a bateria para entrega nas maiores cidades do país. “Compreendemos a urgência de agilizar a implementação de soluções digitais, da automação nos processos industriais e logísticos ao uso de ferramentas de inteligência de dados em diversas áreas da organização. A ferramenta, não apenas supriu a maior demanda por compra de baterias online durante o período de isolamento social mais rígido, como expandiu as operações atuando com baterias pesadas”, reforça.

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