Fotos Scania, Divulgação

Conectividade é a base para a criação de soluções de gestão e planos de manutenção de veículos da marca no país

A Scania atingiu a marca histórica de 50 mil veículos conectados no Brasil. Os Serviços Conectados Scania foram lançados em 2017 e o crescimento vem sendo desde então. Em serviços, a Scania está em uma jornada de evolução contínua desde 2015, com sucessivos avanços em soluções e inovações. O mais recente produto, lançado em julho, é o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime. “Os excelentes resultados estão diretamente atrelados ao amplo e personalizado pacote de soluções disponibilizado pela rede de concessionárias. Estamos em evolução contínua”, ressalta Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Os Serviços Conectados chegam à marca histórica de pouco mais de 50 mil veículos, sendo 48.300 caminhões e 2.500 ônibus. Na comparação com 2020 (40 mil modelos), alta de 30%. O índice de veículos novos conectados está em 95% do total produzido. No mundo, a Scania já possui mais de 500 mil unidades conectadas. “Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. A expectativa é o Brasil assumir o primeiro lugar no ranking global da Scania já em 2022, pois a taxa de crescimento local é muito superior a outros países”, projeta o executivo. Dos mais de 50 mil veículos ativos, 20 mil utilizam os pacotes Desempenho (o mais completo) e o Avaliação do Motorista, ambos pagos.

No acumulado deste ano, a carteira de planos ativos de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentou 30% em comparação ao mesmo período de 2020 (de 17 mil para 22.100). O programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 68% do portfólio, 15 mil dentro dos 22.100. Os programas de manutenção Scania Premium Flexível que se tornaram Premium Flexível Uptime, a partir de julho, cresceram 28%, de 3.600 para 4.600, representando 21% do portfólio total. Atualmente, 55% dos caminhões novos comercializados saíram com alguma modalidade de PMS inclusa. “Com estes resultados, comprovamos que a venda de soluções está tendo seu valor reconhecido pelo cliente”, comenta Montanha.

Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 15 novos pontos de atendimento para 2022. Neste ano, foram seis novos, elevando para 161 pontos, dentre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A rede está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.

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