Foto BYD, Divulgação

Chassi é indicado para operações de fretamento e rodoviárias de curtas e longa distância

A Orion Transportes, empresa paulista que atua há mais de 20 anos no setor de fretamento contínuo e eventual, está colocando em operação um ônibus 100% elétrico, com chassi modelo BYD D9F. Trata-se do primeiro ônibus rodoviário elétrico para aplicação de fretamento no estado de São Paulo. A carroceria foi produzida pela Comil, de Erechim (RS).

O diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, ressalta as vantagens dos ônibus construídos sobre os chassis 100% elétricos. “São mais silenciosos e confortáveis que um modelo semelhante movido à diesel, e o seu custo de manutenção é baixíssimo. Dependendo da operação, pode chegar a reduzir os custos operacionais em até 60%. Além disso, o veículo evita a emissão de 164 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.173 árvores, o que traz mais qualidade de vida aos motoristas, passageiros e à população em geral”.

De acordo com Heraldo Augusto Boschetti, diretor proprietário da Orion Transportes, a decisão inédita em optar por modelos totalmente sustentáveis e com zero emissões está alinhada às diretrizes da empresa de unir tecnologia e modernidade para oferecer o melhor serviço de mobilidade. “Esta iniciativa se dá em momento importante para nós e acreditamos que também para o mundo. Entendemos que apesar das dificuldades enfrentadas, temos a missão de ir além para que nossas ações ajudem efetivamente o meio ambiente e que as respostas aos desafios do dia a dia estejam alinhadas às novas e promissoras tecnologias disponíveis”, enfatiza.

O chassi BYD D9F é indicado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento em operações de fretamento e linhas rodoviárias de curtas e médias distâncias. É desenvolvido com suspensão pneumática integral com dois bolsões no eixo dianteiro e quatro no traseiro.

O motor BYD-2912TZ-XY-A está integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, que proporcionam 402 cv de potência máxima. O chassi tubular, constituído por materiais de alta resistência à torção e flexão, não necessita de alongamento para carrocerias até 13,2 metros. Os freios a disco vêm com ABS e sistema regenerativo que proporciona maior economia e autonomia do veículo. A coluna de direção regulável permite ajuste de inclinação do volante de acordo com as características de cada motorista.

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