Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

Lançamento chegará ao mercado em 2022, atendendo às demandas do Brasil e de países da América Latina, Europa e Oceania

A Mercedes-Benz apresenta aos clientes e ao mercado o eO500U, seu primeiro chassi de ônibus elétrico, veículo urbano 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com foco na realidade da mobilidade e do transporte de passageiros. A chegada ao mercado está programada para 2022. Com esse chassi, a montadora ingressa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. “A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Acrescentaremos a tecnologia elétrica ao nosso universo de multissoluções”, anunciou Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Segundo o executivo, com essa novidade, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global do Grupo Daimler de práticas de ESG – sigla em inglês que representa ações Meio Ambiente (Enrivonmental), Ações Sociais (Social) e de Governança Corporativa (Governance). “Esse é apenas o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil rumo ao mundo da eletromobilidade”, adiantou.

Investimento de R$ 100 milhões

Deppen chama atenção para a necessidade de infraestrutura nas cidades

Para que os benefícios tecnológicos aplicados à mobilidade urbana sejam agregados ao desenvolvimento social e econômico das cidades é imprescindível que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação dos veículos elétricos. Karl Deppen citou que a montadora investiu cerca de R$ 100 milhões ao projeto do eO500U, dentro do atual ciclo de investimentos que soma R$ 2,4 bilhões no Brasil, de 2018 a 2022.

Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da companhia na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. “Nessa entrada na era da eletromobilidade daremos todo o suporte necessário para que os clientes trabalhem com total segurança em sua operação e em seus negócios”, assegurou.

A gama de serviços incluirá consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, à infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e à gestão de frota com elétricos. “Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano no próximo ano, como também aos países da Europa e da Oceania, o eO500U atenderá às especificações de cada país, inserido no contexto de multissoluções globais da marca”, acrescenta.

A Mercedes-Benz, segundo o executivo, seguirá apostando nas demais alternativas, como os biocombustíveis biodiesel e HVO. “Também manteremos foco no diesel, cujo uso é maioria em frotas no Brasil e no mundo, e vem apresentando alto potencial de melhorias em eficiência, consumo e redução de emissões”. O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira, tendo sido testado na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler em ônibus elétricos.

O chassi eO500U é um modelo Padron 4×2 da linha O 500. Com piso baixo, poderá receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia chegará a 250 km. Com motor elétrico integrado ao eixo traseiro, o modelo virá equipado com freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia.

O sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in, no mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler em seus ônibus elétricos, levando três horas de duração para a recarga completa. O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.

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