Marca confirmou dois modelos para o transporte de cargas: caminhão e picape

A JAC anunciou para o final do ano a entrega dos primeiros 50 caminhões elétricos leves modelo iEV1200T de uma carteira de pedidos de 100 unidades. O restante deve chegar em fevereiro. O anúncio do início das importações do caminhão, assim como da picape, também elétrica, modelo iEV 330P, foi feito em setembro. Os veículos chegarão ao mercado sob encomenda.

Com motor de 177 cv e 1.200 Nm de torque, carregado por bateria de 97 kWh, o caminhão pode percorrer 200 km, de acordo com a norma europeia NEDC. Com duas toneladas de carga, a autonomia em uso urbano é 250 km, com ECO acionado; com quatro toneladas, 180 km.

O caminhão é o único 100% elétrico, abaixo de 7,5 toneladas de peso bruto total, disponível no mercado brasileiro. De acordo com a montadora, o custo total por quilômetro rodado é de quatro a cinco vezes menor que seu equivalente movido a diesel. O custo do consumo de energia elétrica do caminhão é estimado em R$ 25 a cada 100 quilômetros.

Vem equipado com o exclusivo i-Pedal. Ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico se transforma em gerador e recarrega a bateria, podendo elevar a autonomia em até 20%. O veículo não tem câmbio, radiador, filtros de ar, de óleo e de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor e bomba de injeção, dentre outros. Razão, garante a montadora, para um custo de manutenção seis vezes menor que o um veículo a diesel equivalente.

A picape modelo iEV330P é apresentada com custo de consumo de energia elétrica de R$ 11 a cada 100 quilômetros. A exemplo do caminhão, não tem uma série de componentes. Dotada de motor de 150 cv, tem autonomia de 320 quilômetros e capacidade de carga útil de 800 quilos. O preço sugerido de venda é de R$ 289.900 e as primeiras entregas ocorrerão em janeiro. De série, traz central multimídia, ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, câmera de ré, sensor traseiro de estacionamento, faróis com regulagem elétrica de altura e faróis de neblina, dentre outros.

Os veículos usam baterias de fosfato de ferro-lítio, mais adequadas ao transporte de cargas porque têm densidade maior do que as de íon-lítio. O quadro de instrumentos mostra o consumo instantâneo de energia, permitindo verificar se o modo de guiar é econômico e o quanto está sendo aproveitado de regeneração. O sistema JAC Monitor executa o diagnóstico contínuo de todas as centrais eletrônicas e do circuito de alta tensão, incluindo o módulo de baterias, motor elétrico e seu controlador.

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