A Itaipu Binacional pode antecipar em três anos a meta de ter a metade da frota da margem brasileira da usina composta somente por veículos sustentáveis, ou seja, abastecidos com combustíveis verdes ou equipados com motor elétrico. Atualmente, esse índice é de 35%.

A meta estabelecida pela usina, durante a revisão tática e operacional do planejamento empresarial, é alcançar 50% em 2020.

“Mas esperamos chegar já no final de 2016 com metade da frota formada por veículos sustentáveis”, antecipou o gerente do Departamento de Serviços Gerais, Martinho Jonatas Hagedorn.

O assunto foi discutido em 1/9 na usina, durante a entrega dos novos 30 carros Fiat Siena Tetrafuel – um modelo que pode ser abastecido com o biometano, o gás natural derivado da transformação de dejetos da produção agropecuária.

Com as novas aquisições, Itaipu soma agora 36 veículos aptos para receber biometano. São 32 Sienas Tetrafuel, que já vêm da fábrica com o kit para gás veicular, e quatro adaptados em oficina certificada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP): três caminhonetes Mitsubishi L200 Triton flex e um Chevrolet Cobalt flex.

Do total geral de 250 veículos da margem brasileira, 112 são flex (44,8%), 53 elétricos (21,2%), 36 podem ser abastecidos com biometano (14,4%) e 49 a diesel (19,6%). Outros sete Sienas Tetrafuel já estão em processo de aquisição. Com mais 30 Sienas, já será possível atingir a meta de 50% de veículos sustentáveis (o álcool não é considerado um combustível 100% sustentável).

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