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BYD, Divulgação

Pela primeira vez, o veículo elétrico mais emplacado no Brasil foi um comercial leve, o furgão BYD eT3

Consolidados na Europa, Ásia e nos Estados Unidos, os veículos elétricos avançam de maneira vigorosa no mercado brasileiro. No primeiro semestre de 2021, os emplacamentos avançaram 84% sobre igual período do ano, de acordo com dados apurados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Foram vendidas 13.899 unidades, das quais 3.507 em junho, ou seja, 25% do total, e alta de 13% em relação a maio.

Pela primeira vez, o veículo elétrico mais emplacado no Brasil foi um comercial leve, o furgão BYD eT3. Em junho, a marca emplacou 82 unidades do modelo, que foram adquiridos pela TB Green, empresa de soluções integradas de locação de frotas verdes, fornecimento de mão de obra e gestão de resíduos e limpeza urbana.

Os veículos serão operados por empresas de e-commerce focadas na logística verde em São Paulo e no Rio de Janeiro. Carlos Roma, diretor geral da TB Green, acredita que a adoção dos 100% elétricos será inicialmente puxada por corporações que busquem de fato cumprir com o ESG, que tenham aplicações de serviço 24 horas, sete dias por semana, e que estejam abertas para abastecê-los com energias limpas, como a fotovoltaica. “Não é apenas o veículo elétrico, formamos internamente os Green Pilots que pertencem às minorias sociais, dirigem de forma eficiente e dão exemplo de cidadania e comportamento correto no trânsito”, argumenta.

Para Adalberto Maluf, diretor de Marketing e de Sustentabilidade da BYD, os governos locais estão criando incentivos para a logística verde e as empresas têm fortalecido sua agenda ESG. “A mobilidade elétrica vem sendo uma das melhores formas de reduzir emissões e construir um ambiente urbano mais limpo e saudável a todos”, assinala.

No dia 8 de junho, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou a lei nº 17.563, por meio da qual os proprietários de carros elétricos no município poderão ter o valor pago de IPVA retornado a eles por meio de depósito em conta corrente ou em forma de desconto no IPTU. Outra lei já existente no Município prevê isenção de 50% no valor do IPVA para veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio. Além destes benefícios, os veículos elétricos são isentos de rodízio na cidade.

A BYD abriu sua primeira fábrica no Brasil, em 2015, para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta, para produção de módulos fotovoltaicos. Em 2020,  iniciou a operação de sua terceira planta fabril no país, em Manaus, para a produção de baterias. A BYD também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e, na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro.

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