Foto Cummins Brasil, Divulgação

Modelo é produzido em cinco unidades da companhia, em diferentes continentes

Com a terceira geração (segunda na versão eletrônica) do modelo ISL 8.9, a Cummins Brasil celebra a liderança na categoria de potência de 360 hp, até 53 toneladas, obtendo 47,9% de participação. De acordo com a fabricante, as evoluções do motor também proporcionaram redução do consumo de combustível, entre 5% e 10%. O ISL traz potência entre 330 hp e 420 hp nas aplicações de 23 a 53 toneladas.

Dedicado ao segmento de pesados, o projeto foi liderado pela equipe de engenharia brasileira e integra a prática de melhoria contínua presente no DNA da corporação. O aperfeiçoamento da motorização, que hoje já conta com mais 1 milhão de unidades em circulação no mundo (64% no mercado automotivo), teve início em 2017 e, no ano seguinte, já equipava importantes veículos oferecidos no mercado brasileiro.

Desde 2018, a companhia registrou aumento de participação de 12,9 pontos percentuais desta motorização. De acordo com Luis Chain Faraj, diretor de Serviços da Cummins Regional e gerente técnico no México, América Central e do Sul, as principais melhorias foram o desenvolvimento de novos componentes com uso de materiais premium, em peças como cabeçote, para proporcionar excelência em condições extremas de temperatura e operações severas no mercado de caminhões pesados.

O início da produção do ISL 8.9 em Guarulhos (SP) ocorreu em 2012. Além do Brasil, a motorização é fabricada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Darlington, no Reino Unido, Xiangyang (China) e em Oyama (Japão).

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