CARREGAR MAIS

Mercedes-Benz vai fornecer ônibus ao Caminho da Escola

08/06/2018 12h21 Atualizado em 08/06/2018 12h26
 

Por Redação Transpodata

redacao@transpodata.com.br

A Mercedes-Benz vai fornecer 1,6 mil ônibus ao programa Caminho da Escola. O modelo, vencedor da licitação feita pelo Ministério da Educação por meio do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, é o chassi LO 916 R, com carroçaria Caio, atendendo às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista. As prefeituras e os estados poderão solicitar seus ônibus até 25 de abril de 2019.

Segundo Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Mercedes-Benz já fornece veículos para esses programas desde que foi lançado, em 2007. “Com essa nova licitação, somente para o Caminho da Escola, serão cerca de 4,4 mil ônibus Mercedes-Benz em circulação”, afirmou Barbosa.

Nesses mais de dez anos, o programa já licitou entre 38 mil a 40 mil veículos. O Caminho da Escola foi criado para renovar e ampliar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também padroniza os veículos de transporte escolar, reduz os preços dos veículos e aumenta a transparência das aquisições.

Especificações – Segundo a montadora, os ônibus possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), parachoques elevados e itens de acessibilidade como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).

Além disso, o LO 916 R foi desenvolvido especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE. “Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas vicinais e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo”, informa a montadora.

 
LEIA TAMBÉM