Agora ficou mais difícil

 

A Scania abriu no início de junho as inscrições do Scania Driver Competitions (SDC), a nova versão da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). A competição foi ampliada e terá a partir desta sexta edição uma nomenclatura global, também adotada na Europa e em outros países onde a montadora atua. Desta vez, o grande prêmio será um caminhão zero quilômetro Streamline Highline R 440 6x2, que será disputado em novembro pelos três melhores brasileiros e também motoristas de Argentina, Chile e Peru. Quem levar o grande prêmio, também será reconhecido como o melhor caminhoneiro da América Latina.

Criada em 2003 na Suécia, a iniciativa chegou ao País em 2005, com o objetivo promover a sustentabilidade no setor de transporte por meio da valorização dos condutores brasileiros, que são avaliados em provas teóricas e práticas, além de receberem capacitação técnica, contribuindo com a segurança nas estradas e promovendo uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes.

“Acreditamos que o condutor é o elo na cadeia de transporte que pode mudar as estatísticas de acidentes nas estradas. A experiência de edições anteriores comprovou que um motorista capacitado tem papel fundamental para tornar as viagens mais produtivas, reduzindo o consumo de combustível e contribuindo para o meio ambiente”, explica Márcio Furlan, gerente de comunicação e marketing da Scania no Brasil.

Eliardo Locatelli, motorista campeão da última edição do MMCB feita em 2014, dá a “receita” da vitória: “Tranquilidade. É preciso estar bem tranquilo quando estiver realizando as provas no pátio. Eu mesmo participei de três finais, e só levei na última vez porque tomei consciência da necessidade de concentração”. Hoje, o motorista afirma também que o prêmio lhe deu uma bagagem teórica muito importante na questão de direção segura e econômica.

Como participar

Para os motoristas brasileiros as inscrições do Scania Driver Competitions vão de 9 de junho a 31 de agosto. Todo o processo de inscrição e participação da primeira e segunda fases será feito pelo site www.scaniasdc. com.br ou por um aplicativo que pode ser baixado em lojas virtuais como a Play Store e a App Store. A única forma de se inscrever é pela internet. Há inclusive um “instrutor virtual” chamado de Pedro, que irá auxiliar a resolver as dúvidas dos interessados. Na edição passada ocorrida em 2014, foram mais de 65 mil inscritos. Desta vez, mesmo sem fazer uma estimativa, a Scania espera que esse número seja ultrapassado, pois os caminhoneiros estão cada vez mais conectados.

Eliardo Locatelli - campeão 2014

“Acreditamos que os melhores motoristas devem aplicar em seu dia a dia o que há de mais atual em termos de recursos que o ajudem a desenvolver seu trabalho. Nesse sentido, estar conectado e ter acesso às plataformas digitais o elevam a um nível de profissionalização maior, com facilidade para buscar informações, treinamentos, eficiência e produtividade de seu trabalho”, comenta Márcio Furlan. Só podem participar profissionais com carteira de habilitação categoria E. O regulamento completo está disponível no portal oficial. Após o cadastro ser efetivado, o motorista será avaliado por meio de uma prova que simula uma viagem online, em que serão abordados temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica.

Para auxílio e treinamento, o candidato terá acesso gratuito a uma biblioteca virtual, que permanecerá liberada mesmo após o fim do torneio. As semifinais e a final serão realizadas de 8 a 10 de novembro, com provas práticas ao volante dos caminhões Scania.

O legado da competição

Desde o lançamento do Scania Driver Competitions no Brasil, foram oferecidas cerca de 40 mil horas de treinamento aos participantes. “A Scania acredita que em 2016 os motoristas brasileiros terão grande interesse em participar. Por meio dessa iniciativa procuramos incentivar cada vez mais o interesse dos jovens pela profissão e o gosto pelo treinamento constante e qualitativo”, afirma Victor Carvalho, diretor de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.

Desde sua criação na Europa, em 2003, nascida como Young European Truck Driver, o agora Scania Driver Competitions reuniu mais de 300 mil motoristas de quase 50 países. O evento se espalhou pelo mundo para destacar a importância do treinamento e da capacitação dos motoristas, além de aumentar a consciência deles em relação à segurança rodoviária e ao meio ambiente.

Marcio Furlan

O Brasil realizou a competição cinco vezes, em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, com o nome de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB). É atualmente o recordista mundial de participantes, com mais de 172 mil inscritos.

Mas a competição vai além da superação de desafios pelos motoristas, pois seus resultados acabam gerando lucros e retornos positivos em toda a cadeia de transporte. “Um condutor qualificado pode reduzir acidentes em 47%, gerar economia de combustível de até 15%, reduzir o tempo da viagem e o desgaste de pneus em 10% – contribuições valorosas num mercado que trabalha com margens cada vez mais apertadas na busca pela rentabilidade”, salienta Rodrigo Machado, coordenador do Scania Driver Competitions Brasil.

A sexta edição da competição SDC contará com o patrocínio da Rede Graal, Librelato e Ipiranga. Os parceiros são C&A, Cargill, Danone e Grupo Pão de Açúcar, além do Centronor, Fabet, NTC&Logística, Pamcary, Polícia Rodoviária Federal, Sest-Senat e WCF, como apoiadores.

 
LEIA TAMBÉM