Respeito à história e foco no futuro

 

“A Mercedes-Benz e o Brasil estão intimamente ligados. Juntos, nós já percorremos um longo caminho. O Grupo Daimler e a Mercedes-Benz contribuíram para o desenvolvimento deste grande País. Nós fizemos isso no passado, fazemos no presente e continuaremos no futuro”, diz Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Daimler Trucks e Buses. “Na Mercedes-Benz do Brasil, nós temos o portfólio de produtos mais amplo da indústria. E a nossa linha de produtos é completa. Estamos orgulhosos de oferecer os principais produtos, tecnologias e serviços aos nossos clientes brasileiros.”

O mote da Mercedes-Benz neste ano que completa 60 anos de Brasil é “Movendo o Futuro”. “A unidade brasileira ganhou amplo reconhecimento por oferecer avançadas tecnologias para os clientes, não só no presente, como também para o futuro”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Diz Schiemer: “cada vez mais, a Mercedes-Benz ouve o que as estradas falam. Como resultado, oferecemos soluções eficientes e rentáveis para os clientes, como a mais completa linha de caminhões, ônibus, comerciais leves e também de automóveis premium. Nós temos veículos de 1 a 500 toneladas para todas as necessidades, além de um portfólio completo e variado de veículos que transporta de uma pessoa, como nossos automóveis, ou para mais de 200 passageiros, como o ônibus superarticulado. Ou seja, a Mercedes-Benz tem tudo o que o mercado precisa e a satisfação do cliente é o que diariamente nos move”.

Conceito Future Truck 2025

A data oficial do aniversário da Mercedes-Benz é o dia 28 de setembro. Mas, num mercado afetado por uma das mais severas crises dos últimos anos, a ideia foi deixar de lado o que manda a tradição de só apagar velinhas na data certa e, isso sim, deflagrar ações de marketing já a partir do final de abril para tentar minimizar os efeitos de retração das vendas que vem castigando o setor desde o ano passado.

Ao longo deste ano, a Mercedes-Benz do Brasil vem realizando uma série de eventos internos e ações por meio de mídias sociais para celebrar os 60 anos no País. Entre os dias 28 de abril e 5 de maio, a empresa realizou grande evento para a imprensa, concessionários, clientes do Brasil, da América Latina e de diversos outros países, assim como para parceiros de negócio, colaboradores e fornecedores. Com base no sucesso do evento MB Solutions Week – realizado entre outubro e novembro do ano passado, na fábrica, para lançamentos e novidades acerca de veículos e serviços –, a Mercedes-Benz mais uma vez resolveu fazer seus eventos em casa, na fábrica de São Bernardo do Campo.

De acordo com Schiemer, “o evento de comemoração dos 60 anos foi pensado para criar oportunidades para novos negócios, especialmente por ocupar o Espaço Mercedes, local dedicado a receber clientes a fim de atender suas solicitações e necessidades”. A partir do mote “Movendo o Futuro”, o evento apresentou, certamente, veículos antológicos mas, com mais ênfase, produtos, tecnologias e serviços para o futuro do transporte no Brasil e no mundo.

Philipp Schiemer

No espaço batizado de “Museu do Cliente” estavam veículos que protagonizaram a história da empresa no País. Raridades como um caminhão L 7500 importado, ano 1952, da Covre, e um LP 331, ano 1961, da Supermix, veículos utilizados ativamente na construção e desenvolvimento de Brasília e do Brasil, estavam lá. Ao lado deles, dois ônibus clássicos ganham destaque: um O 355 da Viação Garcia, e um O 321 do acervo da Mercedes-Benz, o primeiro monobloco do País. Já no espaço exclusivo para modelos do portfólio atual, foram expostos o novo caminhão extrapesado Actros, o chassi de ônibus urbano O 500 U, a novidade Vito na versão de passageiros luxo; e o sedan Classe C 180 Exclusive, modelo que está em produção na nova fábrica da empresa em Iracemápolis, onde o SUV compacto GLA começará a ser produzido este ano.

“A Daimler ocupa posição de vanguarda por trazer a criação de tendências para o mercado, como as da conectividade via WiFi e Internet e o uso da telemática em caminhões e automóveis. Muitas tecnologias são desenvolvidas e utilizadas por veículos Mercedes-Benz. Essa vocação a credencia a estar sempre atualizada e sintonizada com as necessidades e expectativas dos clientes, as de agora e as do futuro”, comenta Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks ao explicar a razão da maior parte da festa ter sido voltada para o que virá no futuro próximo.

O ponto alto da festa foi, sem dúvida, o Caminhão do Futuro 2025, apresentado como maior atração da Mercedes-Benz no IAA de 2014, o maior evento de veículos comerciais do mundo, que acontece todos os anos pares em Hanover, na Alemanha. “Muitas das avançadas tecnologias deste veículo já fazem parte do dia a dia no Brasil, como os sistemas de assistência à condução do Actros brasileiro”, comenta Buchner.

De acordo com o chefão da Mercedes-Benz, a empresa está se preparando para produzir veículos de condução autônoma em massa até o final desta década. É um futuro bem próximo. Para Buchner, o desenvolvimento dessa tecnologia contribuirá para melhorar a eficiência dos transportes. “O trânsito ficará mais seguro para todos os usuários da estrada e o consumo de combustível e as emissões de CO2 serão ainda mais reduzidos. Além disso, haverá uma mudança radical na função do motorista, que passará também a ser um gestor do transporte”.

Para alcançar esse objetivo, a Mercedes-Benz conectou os sistemas de assistência já existentes com sensores aprimorados do Highway Pilot. (veja reportagem completa sobre este sistema na Edição 58 de Transpodata). Assim, a condução autônoma já é possível em velocidades realistas e em situações de trânsito em rodovias expressas.

 
LEIA TAMBÉM