O produto é ótimo mas o cliente ainda não sabe disso.

 

O transporte rodoviário demanda uma diversidade de produtos complementares e interligados entre si para a movimentação das cargas.

As empresas que estão envolvidas no mercado de transporte precisam divulgar de forma eficaz as características e qualidade de seus produtos. Se a mensagem não chegar aos responsáveis pela decisão de compra, por melhor que seja o seu produto, o cliente não vai se interessar em comprá-lo simplesmente porque não sabe que ele existe.

Quando Philip Kotler definiu que Marketing é arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado, estava implícito que essas características deveriam ser devidamente comunicadas aos clientes, uma vez que todo esforço e investimento financeiro dispendido pelas empresas para planejar e desenvolver produtos que tenham valor e potencial de satisfazer o mercado alvo, será perdido se não alcançar sucesso nessa comunicação.

O desafio dos profissionais de marketing de qualquer empresa é transmitir para o seu cliente o que ele sabe sobre o produto que está querendo vender. É necessário encontrar uma mensagem objetiva e verdadeira que informe ao cliente o que ele precisa saber para sua tomada de decisão, buscar os veículos de comunicação que possam alcançá-lo rapidamente e definir o tempo de exposição da comunicação para que ela se consolide no mercado alvo.

O cliente precisa reconhecer que o produto realmente interessa a ele, acreditar na mensagem que está recebendo e ter certeza que você entende do negócio dele.

O mercado do Transporte Rodoviário de Cargas é composto por empresas de médio e grande porte e na maioria delas a tomada de decisão para compra dos caminhões, carrocerias, seguro, serviços de manutenção, etc. é feita por profissionais especializados nessas ou pelo menos por profissionais que são consultados pela diretoria da empresa na hora da aquisição de produtos ou serviços.

Considerando que o produto em questão tem qualidade e preço competitivos aos concorrentes, o sucesso dele depende da comunicação alcançar a pessoa certa na empresa compradora, pois a escolha desse produto só vai acontecer se o profissional que toma essa decisão tiver todas as informações que precisa.

 
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