Vinte novidades para 2016

 

Final de ano ímpar parece ser mesmo o melhor momento para montadoras de caminhões apresentarem ao mercado novidades em seus produtos. A Fenatran servia de plataforma para todas. Agora, quem ficou de fora desta edição do evento, ao menos, como a MAN, manteve a tradição e, mesmo com o mercado encolhido, deu uma boa renovada em toda sua gama de produtos. Ao todo, são 20 novidades e, ainda de brinde, uma série especial para celebrar as 180 mil unidades do Constellation comercializadas no Brasil.

O modelo mais vendido da MAN e líder do segmento, o VW 24.280 e o cavalo mecânico VW 25.420 foram os escolhidos da marca para vestirem os enfeites desta série especial que vem com pintura exclusiva na cor dourado prime e com grades em preto. A cabine será sempre de teto alto com aba protetora do parabrisa, o parachoque e os retrovisores estarão na mesma cor do veículo. Acabamento interno mais luxuoso e transmissão automatizada ZF compõem os mimos extras desta série comemorativa. Os demais 20 modelos renovados, com novas motorizações, são os seguintes:

Delivery 5.150 para Food Truck

O modelo oferece a maior plataforma para equipamento gourmet da categoria, com 4.200 mm, e ainda garante independência e segurança a seu proprietário, pois com essa configuração não opera em sobrecarga, podendo viajar e dispondo de maior robustez.

Delivery 13.160

O Delivery 13.160 substitui a versão 10.160 Plus 6x2, mantendo sua configuração com motor Cummins ISF e terceiro eixo de fábrica. O modelo tem PBT de 13,2 toneladas, o maior do mercado para sua categoria, e entre-eixo de 2.850, garantindo a flexibilidade necessária para atender à legislação de Veículos Urbanos de Carga (VUC) e atuar em diversas aplicações.

Chassi 9.160 ECE para transportede valores

Em um segmento em que a MAN Latin America já é líder com as vendas do chassi 8.160 ECE, a marca lança o chassi 9.160 ECE, ideal para aplicação urbana e rodoviária de curta distância. O novo produto tem PBT de 8.500 kg, entre-eixo de 3.150 mm e bitola dianteira larga. Equipado com transmissão ZF S5- 420 HD, o veículo já vem preparado para o reposicionamento do assento do motorista e com chicote elétrico dedicado para atender às necessidades de encarroçamento.

Worker 17.230 e Worker e 17.230 Compactor

O modelo chega também como um vocacional Compactor, proporcionando uma versão intermediária no portfólio que já existia, entre o de 190 cavalos, o novo 260 cv e o atual 280 cv. O caminhão está equipado com o motor MAN D08 de 225 cv de potência, tecnologia EGR (que, como todo D08, dispensa o uso do Arla 32) e transmissão manual Eaton FS 6406-4, de seis velocidades.

Constellation 17.230, Constellation 23.230, Constellation 17.230 Distributor e Constellation 23.230 Distributor

São quatro novas novidades para os médios da linha Constellation com a potência de 225 cv e torque máximo de 850 Nm nos modelos Constellation 17.230 4x2 e 23.230 6x2. Essas novas configurações estão disponíveis na versão Distributor para os clientes do segmento de distribuição de bebidas. Além da operação vocacional, carga seca, furgão, basculante e frigorífico são algumas de suas aplicações. Os novos veículos de 17 e 23 toneladas de PBT têm o mesmo conceito dos Worker de potência e capacidade de carga iguais. Com motor MAN D08, tecnologia EGR e transmissão mecânica Eaton.

Constellation 24.330 6x2 VTronic e Constellation 30.330 8x2 V-Tronic

A MAN Latin America disponibiliza agora a transmissão automatizada V-Tronic para seu Constellation 24.330. Outra novidade é o modelo Constellation 30.330 8x2 V-Tronic, com um ganho de 6.000 kg em seu PBT, que passa a 29.000 kg e segundo eixo direcional de fábrica. Para a configuração V-Tronic, a transmissão é a ZF 12 AS 1420, de doze velocidades. O veículo está equipado com motor Cummins ISL de 330 cv, com torque de 1.450 Nm.

Constellation 19.330 Titan

Com PBT de 16 toneladas, o Constellation 19.330 Titan mantém seu trem de força, com motor Cummins ISL de 330 cv e 1.450 Nm, o maior torque de sua categoria e transmissão manual ZF 16 AS 1585 TD. O modelo também será oferecido com a transmissão V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, de 16 marchas, como opcional.

Constellation 19.360 e Constellation 25.360

Os novos cavalos mecânicos VW Constellation 19.360 e 25.360 são indicados para composições de semirreboques com até três eixos convencionais e 1 + 2 (“Argentina”), com PBTC de até 45 toneladas (19.360), e espaçados (Vanderléia) com PBTC até 53 toneladas (25.360). Os veículos estão equipados com motor Cummins ISL de 360 cavalos e 1600Nm e tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva). A transmissão pode ser manual ZF 16S 1585 TD ou automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD, neste último com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do caminhão em rampa.

Constellation 25.420 8x2

Com segundo eixo direcional de fábrica, o veículo é destinado ao transporte de cargas em aplicações rodoviárias utilizando semirreboques de três eixos convencionais com PBTC de até 54,5 toneladas. É ideal para aplicações com basculante, graneleiro e tanque. O veículo está equipado com o motor Cummins ISL de 420 cavalos de potência e 1.850 Nm de torque e transmissão ZF automatizada de série.

Constellation 17.260 4x2 Compactor e Constellation 24.260 6x2 Compactor

Ambos modelos, VW Constellation 17.260 4x2 e 24.260 6x2, são exclusivos para a versão vocacional Compactor com transmissão automática e mecânica Eaton de seis marchas.

MAN TGX 28.440 8x2

Destinado às aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com composições atreladas a semirreboque de três eixos convencionais, 1+2 (Argentina) e espaçados (Vanderléia) com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, o modelo está equipado com motor MAN D26 e tecnologia SCR de pós-tratamento.

MAN TGX 29.480

Este passa a ser o modelo mais potente da marca, com 480 cv, e vem com transmissão automatizada de série MAN TipMatic, de 16 marchas. O motor MAN D26 de seis cilindros e 12,4 litros garante um torque de 2.400 Nm numa ampla faixa de rotações, o que proporciona maior capacidade de sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas. O veículo é indicado para composições de grande peso, com cargas que variam de 57 a 74 toneladas para bitrem, bitrenzão, rodotrem e tritem.

 
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