DIA D MERCEDES

 

Por Maria Alice Guedes

malice@transpodata.com.br

O que a Mercedes-Benz do Brasil tem feito para ser e estar tão up-to-date? Para Roberto Leoncini, vice- presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes- Benz do Brasil, “o reconhecimento à qualidade e a confiabilidade da nossa marca nesses sessenta e três anos de experiência no País, vem de todos nós mercedeiros que estamos trabalhando para ser a número 1 no atendimento ao cliente e em todo o ciclo de vida do seu produto, do pré ao pós-venda. Essa é a estratégia da Mercedes-Benz do Brasil”, diz.

Há quatro anos, a companhia lançou o slogan “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, e foi a campo para ouvir dos próprios clientes quais seriam as suas necessidades operacionais, resultando inclusive em diversos caminhões e ônibus com aplicações específicas solicitadas pelos transportadores.

No ano passado, criou o “Embaixador da Voz das Estradas”, elegendo João Moita, motorista com mais de 50 anos de experiência, como interlocutor entre os caminhoneiros e a fábrica, para entender e trazer para a empresa cada vez mais as demandas do transporte brasileiro.

A Mercedes-Benz ganhou em cinco categorias: Marca de caminhão, Rede de Concessionárias, Vans com a Linha Sprinter, Modelo Leve com Accelo e Médio com Atego. Da esq. para dir. : Samuel Gonçalves, Joel Alberto Beckenkamp, Jefferson Ferrarez, Roberto Leoncini, José Reche e Evandro Cunha

No dia 29 de janeiro deste ano, outra ação envolveu mais de dez mil colaboradores do segmento de veículos comerciais, do pré ao pós-venda, coligadas e rede de concessionários, engenheiro que desenvolve o produto até o montador da linha de produção.

Chamado Dia D Cliente e realizado dentro da fábrica de São Bernardo do Campo com transmissões ao vivo para todas as fábricas de veículos comerciais da Mercedes- Benz do Brasil, o evento reuniu um grupo de vinte grandes frotistas, clientes influenciadores de veículos comerciais. “O propósito desse encontro é ouvir, entender e transformar em realidade os pedidos dos clientes com mais assertividade, agilidade e rapidez”, afirma Leoncini.

Com esse conjunto de ações e um amplo portfólio de produtos e serviços, a companhia prevê manter a sua liderança em caminhões neste ano, com um mercado total brasileiro em torno de 88 mil unidades, e no segmento de ônibus com 14 mil unidades.

“Estamos otimistas quanto ao aumento das vendas de caminhões em 2019. Ainda há demanda reprimida por esses veículos, mas o cenário é favorável, com juros baixos,inflação controlada e perspectivade crescimento do PIB. Este ano, as vendas de caminhões deverão ser puxadas pela safra de grãos, reação do setor da construção civil, aumento de demanda de logística e maior movimentação do transporte de produtos químicos”, declara.

Com base na estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro que deve registrar crescimento de 2% em 2019 na comparação com 2018, divulgada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), tudo indica que os pesados devem elevar a performance de 2018.

A Linha Actros, segundo Leoncini, obteve um crescimento de mais de 200% em vendas no ano passado, com emplacamentos acima de 4.500 unidades, frente a 1.500 no ano anterior.

Contudo, outros segmentos como o Farma já estão alavancando as vendas de modelos médios Atego em 2019. A Braspress, tradicional empresa de Encomendas, ampliou sua frota com foco no mercado Farma e adquiriu em janeiro deste ano, 30 novos veículos MBB Atego1419 com baús frigoríficos e equipamentos de refrigeração para atender a distribuição de produtos com temperatura controlada.

Segundo Daniela Teixeira, Gerente responsável pela Divisão Farma na Braspress, “esses novos veículos vêm de encontro a uma demanda cada vez mais crescente no mercado farmacêutico que é o monitoramento da temperatura dos produtos até o distribuidor final, e prevista na consulta pública 343/2017 que estabelece os requisitos de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem e Boas Práticas de Transporte de Medicamentos. Todos os veículosestão sendo qualificados para otransporte de carga refrigerada de2°C a 8°C’’, finalizou Daniela.

Sobre as novidades em produtos e serviços Mercedes-Benz, ela diz que os transportadores podem esperar novas soluções eficientese rentáveis para 2019, com foco na excelência operacional e na otimização de custos operacionais.

VERSATILIDADE SPRINTER

O expressivo crescimento de vendas da Sprinter, puxado por atividades como distribuição urbana, e-commerce e aplicação ambulância deve se manter em 2019.

De acordo com Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil, a Linha Sprinter com furgões e chassis para transporte de cargas e vans para transporte de passageiros é a marca de vans mais lembrada,como também a que identifica osegmento de Large Vans, criado no Brasil com a chegada da Sprinter.

Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil

“A consolidação no Brasil como referência em qualidade, tecnologia, segurança, conforto, agilidade e excelente custo operacional reforça sua imagem de veículo mais desejado da categoria e atende aosperfis mais diferenciados de clientese de aplicações”, diz.

A liderança no mercado brasileiro reafirma o êxito da estratégia comercial da Sprinter que resultou num salto expressivo com o lançamento dos planos de manutenção.

“Os planos básico e completo do Mercedes-Benz Service Care, assim como a Revisão com Preço Fixo, que chegou ao mercado um pouco antes, trouxeram redução média de 40% no custo de serviço para os nossos clientes”, explica Ferrarez.

A Rede de Concessionários que oferece atendimento customizado aos clientes de comerciais leves, focado em um público-alvo cadavez mais exigente e profissional, conta com sete pontos de atendimento, sendo três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte, um em São Paulo e um em Curitiba, além da comercialização das linhas de produtos em todos os concessionários de veículos comerciais no País.

Ele ressalta ainda que na aquisição do veículo Sprinter, “o cliente conta com alternativas de financiamento, oferecidas pelo Banco Mercedes- Benz e pelo Consórcio Mercedes- Benz.”

 
LEIA TAMBÉM