Indústria de ônibus anuncia lançamentos e serviços

 

Por Maria Alice Guedes

malice@transpodata.com.br

Perspectivas de um ecossistema de transporte intermodal urbano mais rápido, mais barato, mais limpo e mais seguro despontam no horizonte com novas tecnologias de mobilidade expandida e conectada às plataformas digitais, oferecendo serviços inteligentes e oportunidades que as cidades não devem deixar passar. Visando atender às expectativas dessa nova era, a indústria de ônibus, representada pelas marcas Volvo, Volare, Mercedes-Benz, MAN, Scania e Marcopolo exibiram seus portfólios de produtos, novos serviços e tecnologias no evento de transporte coletivo da América Latina - Lat.Bus Transpúblico 2018 – realizado em São Paulo, entre os dias 31 e 2 de agosto no Transamérica Expo Center.


NEW G7 DA MARCOPOLO

Dentre as fabricantes de chassis, carrocerias e autopeças, o evento reuniu operadores e prestadores de serviço, empresas de tecnologia que atuam em bilhetagem eletrônica e sistemas inteligentes de transporte (ITS) e meios de pagamento que apresentaram um pool de ofertas ao mercado. De forma geral, os players da indústria se mostraram animados com os primeiros sinais de recuperação da economia. No primeiro semestre de 2018, o mercado de ônibus cresceu mais de 50%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2017, o segmento doméstico absorveu 12 mil unidades e exportou 9 mil, segundo a Anfavea. Apesar do reaquecimento, o mercado ainda está aquém das 49 mil unidades comercializadas em anos anteriores à crise.

O PRAZER DE VIAJAR DE ÔNIBUS

As três marcas marcaram presença no evento com novidades em tecnologia e maior conforto para passageiros. Entre os lançamentos da Marcopolo estão a linha de rodoviários New G7 e o novo micro-ônibus rodoviário Senior. Na Neobus, as novidades são os modelos intermunicipal Spectrum 325, o recém-lançado urbano New Mega e o micro-ônibus urbano Thunder +. A Volare apresentou suas linhas de veículos completos com destaque para o modelo Fly 9, Fly 6 e Access.

A Linha New G7 é a evolução natural da Geração 7, que valoriza o prazer de viajar de ônibus e mantém o desempenho já reconhecido pelos frotistas, explica Rodrigo Pikussa, diretor do Negócio ônibus da Marcopolo”. Já o novo Senior, micro-ônibus destinado ao segmento rodoviário, foi renovado e apresenta design externo e aperfeiçoamentos internos que acompanham os modelos Paradiso New G7. Desenvolvido para ser montado sobre os principais chassis do mercado, o modelo apresenta versatilidade que permite diferentes configurações internas e capacidade para transportar até 32 passageiros. Francisco Gomes Neto, diretor-geral da Marcopolo S.A, destaca a importância de estar cada vez mais próximo dos parceiros de negócios, para poder oferecer produtos e serviços diferenciados, acima das expectativas do mercado. “O conhecimento profundo da operação do nosso cliente e o produto mais indicado para a aplicação são cada vez mais fatores determinantes para o alto desempenho”, destaca o executivo

NOVAS TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA

Todos os players anunciaram seus próprios pacotes de serviços, sistemas de conectividade e telemetria, mostrando diferenciais e vantagens competitivas, durante o evento. A Volvo apresentou o SSA - radares e câmeras que incluem avisos visuais e sonoros contra colisões frontais e mudança involuntária de faixa -, além de freio de emergência automático em caso de risco iminente de colisões frontais.

O serviço de controle de velocidade por conectividade, disponível para ônibus rodoviários, por meio de monitoramento remoto e geolocalização, consegue programar limite de velocidade em áreas específicas, como em curvas perigosas ou descidas sinuosas de serra. O Volvo Connect é outro aplicativo gratuito para smartphones que ajuda o operador a gerir a frota de ônibus e dá acesso à inúmeras informações como o consumo de combustível, desempenho por veículo, quilometragem e uma série de outros dados. “Conhecer a operação e os resultados dos ônibus é importante passo para planejar melhor a operação e reduzir o consumo de combustível, um dos principais itens na planilha de custos do transporte”, diz Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil.

Volvo apresentou também o I-Coaching que funciona como treinador virtual, ajudando o motorista a dirigir de forma mais econômica e segura. O Volvo Recomenda é o novo serviço que utiliza a conectividade para indicar a necessidade de troca de peças. A empresa também assumiu a consultoria em consumo, utilizando dados de conectividade embarcada para propor ações de melhoria e treinamento de motoristas, com foco na redução do consumo de combustível.

Sobre as novidades em chassis, a Volvo exibiu o B450R 8x2 para ônibus rodoviários de 15 metros com carroceira maior do que os modelos tradicionais, que transporta até 8 passageiros a mais. Já o B270F urbano, também preparado para carrocerias de 15 metros, com um terceiro eixo, está 50% maior do que a versão convencional do modelo.

CELEBRANDO 25 ANOS NO BRASIL

A Volkswagen Caminhões & Ônibus comemorou seus 25 anos, trazendo novos lançamentos e divulgando o aumento de 18% em relação a 2017, com vendas de 49.040 veículos. “O Brasil é um dos principais mercados de ônibus do mundo. Aqui nasceu a marca Volksbus e é uma honra desenvolver e exportar veículos feitos em nosso centro mundial, sediado em Resende (RJ) para mais de 30 países”, comentou Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus. Sobre os veículos, a Volksbus apresentou os chassis 9.160 OD Urban, 15.190 ODR, e 17.260 ODS e 18.280 OTS LE, assim como os que atendem ao programa Caminho da Escola, que agregam um pacote de melhorias para garantir mais competitividade. Em abril de 2018, a encomenda de 3.400 ônibus escolares, a serem fornecidos ao longo de um período de doze meses, faz parte do programa brasileiro de transporte escolar. Os veículos serão utilizados pelas cidades e regiões de todo o Brasil. Já o Volksbus 18.330 OT 6x2, entra em campo com o time do Palmeiras, equipado com motor Cummins de 360 cv e transmissão automática ZF Ecolife com retarder integrado. Os avanços na implementação de sua estratégia para ser campeã global, contam com resultados conquistados na parceria entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN Truck & Bus no México com o pedido de mais de 1.000 chassis de turismo.


ROBERTO CORTES, PRESIDENTE E CEO DA VW CAMINHÕES E ÔNIBUS

RUMO AO ÔNIBUS AUTÔNOMO COM SERVIÇOS DE MOBILIDADE

Mercedes-Benz apresentou tecnologia de segurança ativa, com piloto automático adaptativo (ACC) para ônibus rodoviários que acelera e freia sem intervenção do motorista, mantendo distância segura em relação ao veículo à frente. A linha O 500 passa a oferecer 14 itens tecnológicos de segurança, reduzindo o risco de acidentes e trazendo mais benefícios para passageiros, motoristas e outros veículos. “A introdução do ACC na linha rodoviária O 500 representa um importante passo rumo ao ônibus autônomo com sistemas ativos de segurança no Brasil”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes- Benz do Brasil.


ACC

A montadora anunciou seus serviços de mobilidade com o inédito moovel,- plataforma integradora dos meios de transporte urbano -, líder de mercado na emissão de bilhetes móveis nos Estados Unidos. A moovel é uma solução de mobilidade do Grupo Daimler que oferece aos usuários a oportunidade de comparar vários meios de transporte, reservar e pagar diretamente por meio do aplicativo. Um de cada dois veículos vendidos pela Daimler em todo o mundo estão sendo financiados ou alugados pela Daimler Financial Services que criou um portfólio de novas soluções de mobilidade urbana, como car2go (compartilhamento de automóveis), plataforma integradora de meios de transporte urbano (moovel) e transporte por demanda (mytaxi).

 
LEIA TAMBÉM